Já arrancou a quarta edição do SME EnterPRIZE | Prémio Europeu de Sustentabilidade para PME. Iniciativa premeia as pequenas e médias empresas portuguesas que se destacam na sustentabilidade ambiental e social.
07 de novembro de 2025 às 10:11Estão abertas as candidaturas para a quarta edição do SME EnterPRIZE | Prémio Europeu de Sustentabilidade para PME, uma iniciativa da Generali Tranquilidade que distingue as pequenas e médias empresas (PME) com práticas exemplares nas áreas ambiental e social. Até dia 11 de dezembro, as PME a operarem em Portugal que integrem a sustentabilidade na sua estratégia de negócio podem inscrever-se no site da iniciativa candidatando-se a ganhar prémios superiores a 20 mil euros e visibilidade mediática no grupo Medialivre, entre outras distinções.
“O SME EnterPRIZE é uma das nossas grandes iniciativas, 100% focada na sustentabilidade e no apoio às pequenas e médias empresas que estão a fazer o caminho da sustentabilidade ambiental e social. Com este prémio, queremos reforçar a nossa presença e proximidade junto das empresas e das pessoas, sejam ou não nossos clientes.” Palavras de Joana Pina Pereira, chief commercial officer da Generali Tranquilidade, reveladoras da importância desta iniciativa para a marca, a qual tem consciência da responsabilidade que tem de “contribuir para um futuro mais sustentável, no único planeta que temos e que se quer deixar melhor para as futuras gerações”.
Um estudo promovido pela Generali Tranquilidade revela que, este ano, 51% das PME portuguesas planeiam, ou já estão a implementar uma estratégia de sustentabilidade. Este resultado coloca Portugal acima da média europeia (44%), informa o documento. Após ouvir 1260 PME em dez países europeus, o estudo conclui que também houve uma evolução no valor económico da sustentabilidade. O que significa que as empresas com práticas sustentáveis conseguem no mercado melhores condições de crédito e termos de seguro mais favoráveis.
Pelo exposto, é fácil perceber que a sustentabilidade já faz parte da estratégia de negócio das PME nacionais. E bons exemplos não faltam. É o caso da Belcinto, que venceu a primeira edição nacional do prémio, em 2022, com um projeto para acabar com o desperdício na produção de artigos em pele. “Transformamos o desperdício em produtos que são nossos. É o caso do saco Charlie, um modelo que já fazemos há muitos anos. São objetos únicos, com produção quase peça a peça, contrariando a produção em massa, trazendo mais sustentabilidade à moda”, explicou então Ana Maria Vasconcelos, diretora-geral da Belcinto.
Na edição seguinte, quem se destacou foi a Miranda & Irmão, que venceu o prémio graças ao fabrico de componentes para bicicletas com material reciclado e usando energias renováveis. Ultrapassaram a concorrência porque foram proativos. “Conseguimos estar um passo à frente porque começámos mais cedo esta aposta e começámos com vontade de mostrar que realmente é possível estar de forma sustentável neste setor das bicicletas, que está ligado diretamente com a natureza. Precisamos de ter um mundo melhor para continuar a pedalar nas bicicletas”, disse na altura João Miranda, administrador da Miranda & Irmão.
No ano passado, o vencedor foi a EcoX. A fórmula inovadora e sustentável desenvolvida para transformar óleos alimentares usados em sabão e detergentes líquidos para uso doméstico e profissional conquistou o júri da iniciativa. Na sequência deste prémio, César Henriques, CEO da EcoX, deixou um conselho a quem quer construir um negócio baseado na sustentabilidade: “Penso que a sustentabilidade não pode ser apenas um requisito ou uma obrigação legal, tem de estar no ADN da empresa e da sua gestão. Hoje, fala-se muito em sustentabilidade devido às exigências de reporte e regulatórias, mas eu acredito mais na sustentabilidade que nasce de raiz, com um propósito genuíno. Muitas empresas estão a fazer a transição agora porque são obrigadas, e isso é positivo. Mas acredito mais na sustentabilidade como algo natural, que faz parte da visão do empreendedor e da equipa.”
Dez especialistas decidem quem vai a Bruxelas
Refira-se que a seleção das empresas vencedoras do SME EnterPRIZE | Prémio Europeu de Sustentabilidade para PME será feita por um júri independente e multidisciplinar, composto por dez peritos. A saber: Nuno Gonçalves (IAPMEI), Luís Veiga Martins (Nova SBE), Alberto Castro (Católica Porto Business School), Gonçalo Salazar Leite (Católica Lisbon SBE), Alexandra Azevedo (Quercus), Filipa Pantaleão (BCSD Portugal), Luísa Schmidt (ICS-UL/Observa), Joaquim Macedo de Sousa (IPN Incubadora), José Pimenta Machado (APA) e Nelson Lage (ADENE).
O “Herói Português da Sustentabilidade” representará Portugal em Bruxelas, na final europeia, com mais nove países, em março de 2026. A avaliação das candidaturas incidirá sobre cinco áreas de intervenção: modelo de negócio, políticas de pessoas – com destaque na diversidade, equidade e inclusão –, inovação e transformação digital, produto e oferta e serviços. Serão reconhecidas as melhores práticas com impacto ambiental e social relevante e replicável.
As edições anteriores do SME EnterPRIZE | Prémio Europeu de Sustentabilidade para PME revelaram o que de melhor as empresas nacionais estão a fazer para proteger o planeta. Venha conhecer melhor estas amigas do ambiente.
Vencedora da última edição da iniciativa, a EcoX desenvolveu uma tecnologia inovadora que transforma óleo alimentar usado em detergentes líquidos sustentáveis. Hoje tem mais de 100 variantes de produtos de higiene e limpeza ecológicos, promovendo a economia circular.
A Miranda & Irmão foi a grande vencedora em 2023 do SME EnterPRIZE | Prémio Europeu de Sustentabilidade para PME. Hoje é uma referência mundial na produção de componentes sustentáveis para bicicletas, fornecendo marcas líderes do setor. A distinção reconhece também o seu modelo industrial ambientalmente responsável, que alia inovação, qualidade e eficiência energética.
A Vasconcelos & Companhia venceu a primeira edição do SME EnterPRIZE | Prémio Europeu de Sustentabilidade para PME com o projeto “Leather Goods by Belcinto”. A aposta nos processos que eliminam o desperdício de matérias-primas e reforçam a durabilidade e sustentabilidade dos seus artigos em pele, mantendo viva uma tradição artesanal com consciência ambiental é um êxito.
Menções honrosas
A ALGAplus foi distinguida na edição nacional de 2022 com uma menção honrosa pelo pioneirismo na produção biológica integrada de algas para alimentação, indústria farmacêutica, entre outros. Aliando a economia azul à circular, a empresa de Ílhavo promove o aproveitamento sustentável dos recursos marinhos, contribuindo para a preservação ecológica da Ria de Aveiro. E, pela sua originalidade, a ALGAplus representou Portugal em Bruxelas.
Localizada no distrito de Braga, a Promecel atua na área da metalomecânica de precisão e foi distinguida pelo projeto de construção de uma nova unidade fabril sustentável. A fábrica foi pensada de raiz para maximizar a eficiência energética e reduzir o impacto ambiental, permitindo à empresa crescer em mercados mais exigentes e oferecer melhores condições de trabalho aos colaboradores. Ganhou uma menção honrosa em 2022.
A Eco-Oil, fundada no estaleiro da Lisnave, em Setúbal, foi reconhecida na terceira edição do prémio pelo seu muito inovador projeto de produção de combustível sustentável a partir dos resíduos oleosos gerados pela lavagem de navios-tanque, promovendo a descarbonização do setor marítimo.
Com sede perto de Vila do Conde, a Valérius 360 ganhou uma menção honrosa na segunda edição do SME EnterPRIZE pela sua aposta em reciclagem têxtil e economia circular. A empresa recolhe e transforma resíduos têxteis e vestuário em fim de vida em novos tecidos e peças.
O Neya Porto Hotel destacou-se na edição de 2023, com uma menção honrosa, pela sua construção integralmente orientada para a sustentabilidade. O projeto inclui painéis solares, sistemas de eficiência energética e o programa “Quarto Solidário”, que apoia causas sociais. O hotel reflete o compromisso do Grupo Neya Hotels com um turismo mais responsável.
Entre as empresas distinguidas com menção honrosa em 2024 está a Asfertglobal, multinacional portuguesa com experiência em biotecnologia agrícola. O projeto premiado, Kiplant Endofit, é um bioestimulante inovador que protege as plantas, estimula o crescimento e aumenta a produtividade de forma sustentável, contribuindo para uma agricultura mais eficiente e amiga do ambiente.
O conjunto de prémios que são entregues às empresas no âmbito do SME EnterPRIZE | Prémio Europeu de Sustentabilidade para PME ultrapassa os 20 mil euros e inclui produtos e serviços da Generali Tranquilidade, bem como forte visibilidade mediática assegurada pelo Grupo Medialivre, através do Correio da Manhã, Sábado, CMR, Jornal de Negócios, Now e CMTV. A PME vencedora receberá seguros da Generali Tranquilidade até 10 mil euros, um diagnóstico global de segurança, com foco em riscos patrimoniais e ambientais, um vídeo promocional, troféu, diploma e selo digital “PME Sustentável | Vencedor”.
Os líderes da empresa vencedora, das duas menções honrosas e do Top 10 ganham uma inscrição no programa VOICE Leadership Initiative, da Nova SBE. As menções honrosas recebem ainda um vídeo institucional, cobertura mediática e selo de reconhecimento.
As dez empresas mais bem classificadas integram o Top 10 PME Sustentável e recebem ainda um diploma oficial.
Quem estiver interessado em candidatar-se ao SME EnterPRIZE | Prémio Europeu de Sustentabilidade para PME pode inscrever-se no site da iniciativa.
As candidaturas estão abertas até 11 de novembro.