page view

Logo CStudio

Icone informativo

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Como será Portimão dentro de uma década? Venha descobrir

O centenário da cidade algarvia foi o mote para a exposição “Portimão 2034 – O Futuro em 100 Projetos”, inaugurada a 11 de dezembro, Dia da Cidade, patente ao público até abril de 2025.

18 de dezembro de 2024 às 11:01

De um passado com forte identidade a um futuro ancorado na regeneração urbana, na sustentabilidade ambiental e na inovação social, assim se projeta a cidade cosmopolita algarvia na exposição “Portimão 2034 – O Futuro em 100 Projetos”, inaugurada no Dia da Cidade, 11 de dezembro, no emblemático edifício Al-Faghar. Outrora um centro vibrante de comércio, o edifício reabriu agora as suas portas para  apresentar uma visão inspiradora do futuro da cidade, projetada em cem iniciativas que irão moldar a próxima década. Estará aberta ao público até abril de 2025.

Mas o Dia da Cidade, de que esta mostra foi um dos destaques, foi apenas o culminar de uma programação artística e cultural do centenário de Portimão ao longo de 2024, de dimensão europeia, criada pela cooperativa Lavrar o Mar em parceria com o Município e dirigida a todos os públicos.

91 -Portimão, cidade centenária.jpg
A cidade de Portimão FOTO: C-Studio Câmara de Portimão 100 Anos.
EXPO 2034 O FUTURO EM 100 PROJETOS pag 2 foto principal.jpg
A exposição "Portimão 2034 - O Futuro em 100 Projetos" FOTO: C-Studio Câmara de Portimão 100 Anos.
BOLO ANIVERSARIO DIA 11 DEZEMBRO-pag 2 foto secundária.jpg
O presidente da Câmara, Álvaro Bila, com a equipa, a festejar o centenário de Portimão

Jardim Ribeiro Telles e espaço multiusos

A programação intensa do centenário culminou em dezembro da melhor forma. Para além da já referida exposição, abriu ao público o Jardim Gonçalo Ribeiro Telles, que proporciona um novo espaço de convivência no centro da cidade. Também foi inaugurado no Mercado Municipal de Portimão um espaço multiusos que apresenta a exposição “100 Anos, 100 Sardinhas”, reunindo os projetos vencedores do concurso com o mesmo título, que juntou 50 artistas e 50 participantes anónimos. Foi um ano repleto de acontecimentos que evocaram as múltiplas facetas de uma comunidade dinâmica, que se viu refletida em tantos projetos, como o Museu do Tempo, a “Biblioteca de Cordas e Nós”, os “Caminhos Orgânicos”, “A Cidade Fala”, os “(Com)Passos”, e tantos outros.

Jardim Gonçalo Ribeiro Telles 2.jpg
Jardim Gonçalo Ribeiro Telles FOTO: C-Studio Câmara de Portimão 100 Anos.

Música, novo circo e Querubim Lapa

A cidade centenária contou, ao longo do ano, com espetáculos de música e de um novo circo com qualidade internacional, numa demonstração do cosmopolitismo de Portimão, uma terra do mundo e virada para o mundo. Destaque para as atuações do artista Johann Le Guillerm, da acrobata Chloé Moglia, do criador José Antonio Portillo, do escritor e encenador Sandro William Junqueira, dos fotógrafos João Mariano, João Tuna e Filipe da Palma, do manipulador de fantoches Bruno Leone, da companhia circense Akoreacro e de tantos outros. Os artistas locais também valorizaram o programa, com grande destaque para a exposição antológica “Querubim Lapa: Pintura e Cerâmica”, que estará patente no Museu de Portimão até 27 de abril de 2025 e evoca o centenário do renomado artista, filho da terra e autor de uma vasta obra, muito significativa para a arte moderna em Portugal, nomeadamente em pintura e cerâmica.

O projeto “Museu do Tempo” reuniu objetos que pertenciam a 22 pessoas (crianças e adultos) que foram enterrados em diferentes lugares da cidade e arredores. Foi-lhes proposto que escondessem objetos debaixo da terra e revelassem as razões pelas quais decidiram enterrar essas recordações singulares das suas vidas, que, simultaneamente, constituem uma memória coletiva.

2024 teve como denominador comum o centenário da cidade, que se refletiu em eventos já habituais, como foi o caso da 24ª Corrida Fotográfica. Desta vez, a prova desafiou os participantes a inspirarem-se na relação de proximidade entre o escritor portimonense Manuel Teixeira Gomes, antigo Presidente da República e responsável em 11 de dezembro de 1924 pela elevação da então Vila Nova de Portimão, e as suas origens.

A autarquia de Portimão aproveitou ainda o centenário da cidade para avançar com o Plano Estratégico Cultura Portimão 2034, que contou com uma ampla participação social e dos agentes culturais e que servirá de paradigma do que o executivo presidido por Álvaro Miguel Bila pretende implementar noutras áreas sensíveis, sobretudo ao nível da educação, saúde ou segurança e ação social.

HOMENAGEADO PAULO PINHEIRO, O VISIONÁRIO DO AUTÓDROMO INTERNACIONAL DO ALGARVE
Numa cerimónia solene realizada a 11 de dezembro, Dia da Cidade, foram atribuídos títulos honoríficos a cidadãos e empresas que se distinguiram em prol da comunidade local. Revestiu- se de especial significado a atribuição ao falecido empreendedor Paulo Pinheiro, engenheiro mecânico de formação e ex-piloto automóvel, da medalha de Honra do Município e do título de Cidadão Benemérito, pela concretização do seu sonho: o Autódromo Internacional do Algarve, inaugurado em 2008.



PRESIDENTE DA CM PORTIMAO PAG 3.jpg
Álvaro Miguel Bila, presidente da Câmara Municipal de Portimão FOTO: C-Studio Câmara de Portimão 100 Anos.

"Sonho com um futuro em que Portimão seja um exemplo global"

Autor: Álvaro Miguel Bila, presidente da Câmara Municipal de Portimão


Ao celebrarmos o centenário da elevação de Portimão a cidade, é inevitável refletirmos sobre o legado que nos trouxe até aqui e projetarmos os próximos 100 anos com a ambição de continuar a construir uma terra vibrante, inclusiva e sustentável, onde todos têm a oportunidade de prosperar. 2024 foi um ano cheio de bons motivos de celebração, evocando o nosso rico passado, enquanto traçámos de forma consistente algumas linhas mestras que nortearão, pelo menos, a próxima década, até 2034. 


Foram 12 meses intensos, que reforçaram o sentimento de pertença de quantos aqui vivem e atraíram milhares de forasteiros, interessados em conhecer de perto como os portimonenses celebravam o simbolismo do primeiro centenário da cidade, participando nos inúmeros eventos realizados. Mas não devemos ficar por aqui e, se possível, também procuraremos definir o que poderão ser os tempos futuros, ambicionando um modelo de território ainda mais atraente e potenciador de oportunidades, rentabilizando todo um potencial novo mundo, que possa assegurar o bem-estar geral, quer dos residentes quer dos visitantes que nos honrarão com a sua preferência. 

Na verdade, sempre fomos hospitaleiros e assim continuaremos a ser, pois o bem receber faz parte integrante da nossa essência. Portimão é, por excelência, sinónimo de mar e é nesta ligação profunda que encontramos a nossa identidade e o nosso potencial de futuro.

Como porta de entrada natural para os cruzeiros entre o Atlântico e o Mediterrâneo, Portimão está estrategicamente posicionada para se afirmar cada vez mais como um polo turístico de referência, destacando-se pela autenticidade, pela riqueza cultural e pela beleza singular do nosso território.

O turismo continuará a ser um motor essencial da economia local, mas queremos ir além de um destino apenas sazonal. Desejamos consolidar Portimão como uma cidade que acolhe quem a procura durante todo o ano, capaz de atrair visitantes pela qualidade de vida que oferece, pelo calendário cultural diversificado e pela prática de desportos náuticos e atividades de lazer em harmonia com a natureza. A nossa economia deverá também diversificar-se, com foco na inovação e na valorização dos nossos recursos endógenos.

O mar, que tanto nos caracteriza, pode ser muito mais do que uma fonte de inspiração e lazer — é um vasto campo de oportunidades para a economia azul, com atividades relacionadas com a biotecnologia marinha, a investigação científica e o aproveitamento sustentável dos seus recursos.

No entanto, o desenvolvimento económico só fará sentido se for acompanhado de um compromisso firme com a inclusão e o bem-estar de todos os que aqui vivem. Portimão tem o desafio e a responsabilidade de continuar a criar condições para uma sociedade que põe as pessoas no centro das prioridades.

Na saúde e ação social, deveremos reforçar a nossa rede de cuidados, garantindo que cada cidadão tenha acesso a serviços de excelência, que vão desde a prevenção até à reabilitação. Na educação, pretendemos investir em infraestruturas modernas e em metodologias inovadoras, para que as futuras gerações estejam preparadas para os desafios de um mundo em constante evolução.

O direito à casa própria será outro eixo prioritário, pois entendemos ser essencial garantir que todos têm acesso a uma residência digna e acessível, promovendo políticas que favoreçam a construção de habitação pública e soluções que respondam às necessidades reais das famílias. Não menos importante será a aposta na cultura e no desporto como pilares de desenvolvimento humano.  

Queremos que Portimão seja um exemplo de dinamismo cultural e desportivo, em que a criatividade e a participação ativa da comunidade são incentivadas. Queremos também fortalecer os nossos espaços verdes e a oferta de lazer, para que todos possam desfrutar de momentos de convívio e bem-estar em harmonia com o meio ambiente.

O desenvolvimento sustentável estará no centro de todos estes planos, harmonizando-os. No decurso dos próximos 100 anos, será imprescindível adotar práticas e políticas que preservem o nosso património natural e que combatam as alterações climáticas. 

A nossa costa, o rio Arade, o precioso ecossistema da Ria de Alvor e o barrocal que integra a área rural do concelho de Portimão devem ser protegidos e valorizados enquanto elementos fundamentais da nossa identidade e qualidade de vida. Em suma, sonho com um futuro em que Portimão seja um exemplo global de como uma cidade pode crescer, inovar e transformar-se sem perder a sua essência. Um futuro no qual cada pessoa se sinta parte da comunidade, em que cada visitante se apaixone pela nossa terra e onde todos, juntos, construamos um município preparado para os desafios do novo século.

Tudo isto porque, acredito, o verdadeiro potencial de Portimão está nas suas gentes — no orgulho dos que cá nasceram, na determinação de quem aqui chegou cheio de sonhos e na visão daqueles que acreditam que os próximos 100 anos serão auspiciosos.

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8