Precisa de fazer obras em casa, desentupir os canos, montar um móvel, organizar uma festa, deixar o seu animal de estimação com alguém de confiança, colocar relva no jardim, limpar a casa…? Se não sabe, não invente. Este é o mote da Fixando, uma plataforma que disponibiliza mais de 1200 serviços em 14 países e onde toda a gente pode ser cliente ou especialista.
29 de janeiro de 2025 às 14:05Aluguer de limusine, construção de casa modular, investigação privada, instalação de relva artificial e limpeza da casa são as tendências para 2025, segundo a plataforma Fixando. Criada em 2017, por dois fundadores com “muita experiência em classificados”, esta plataforma surgiu com o objetivo de preencher uma lacuna no mercado. “Vimos que essas plataformas cumpriam o propósito para bens usados, mas não para serviços. Porquê? Porque, para os bens usados, é mais fácil determinar um preço – é um objeto físico. Mas, para o serviço, normalmente, é mais complicado: pode ser prestado por uma pessoa ou por outra, num momento específico”, explica Miguel Mascarenhas, CEO da Fixando e um dos fundadores, à margem da cerimónia de entrega de prémios aos Especialistas Destacados.
Depois de identificarem a oportunidade – continua Miguel Mascarenhas – resolveram agarrar o “desafio enorme” de trazer os serviços para o digital. “Qualquer pessoa que tenha um apartamento, se calhar, vai precisar de 10 especialistas ao longo de um ano para ir a sua casa. Por exemplo, canalizador, eletricista, limpeza… Ou alguém tem um filho, vai casar e precisa de contratar uma série de serviços”, exemplifica o CEO.
Já lhe aconteceu precisar de um especialista numa determinada área e não saber onde procurar, como ter referências ou se pode confiar que vai fazer um bom trabalho?
De acordo com Alice Nunes, Business Developer da Fixando, um dos objetivos da plataforma também é “trazer formalidade para o mercado dos negócios, ou seja, explicar aos especialistas a importância da profissionalização, da formação e do investimento em si próprios”.
Segundo dados divulgados pela plataforma, durante a atribuição de prémios aos Especialistas Destacados em 2024, 43% dos clientes escolhem a Fixando por uma questão de confiança e 95% por causa do sistema de avaliação, que lhes permite ter referências do trabalho que pretendem contratar. No mesmo sentido, os principais fatores que influenciam os clientes na escolha dos especialistas são: as avaliações, a rapidez na resposta e ter os certificados necessários para desempenhar as funções.
Em 2024, a Fixando registou quase 200 mil pedidos de clientes (197.756), 30% dos quais na categoria “casa”, seguida de “serviços auto”. Do lado da oferta, juntaram-se 20 mil especialistas à Fixando sobretudo nas áreas de serviço doméstico, casa e eventos. O preço médio dos serviços praticados, em 2024, situou-se em 276€ (mais 16€ em comparação com o ano anterior).
Os profissionais que estiverem interessados em vender os seus serviços na plataforma só têm de ir a fixando.pt e registar-se através do separador “Quero ser Especialista”. A partir daí, a plataforma pede “uma série de informações, nomeadamente o nome da empresa, fotografias do trabalho, certificações – nos casos em que é necessário – definir onde é que quer trabalhar, ou seja, as áreas de serviço e a localização”, explica Alice Nunes, Business Developer da Fixando. E, “sempre que existirem pedidos de clientes”, a plataforma envia para os especialistas.
A criação do perfil é gratuita, mas, a partir do momento em que um especialista quiser responder a um cliente, existe “um custo associado através de pacotes de créditos que começam nos 20 euros e vão até aos 500”. Como é que funciona este sistema? “Cada proposta tem um valor de créditos associado entre dois e 10 euros. E o especialista, ao entrar em contacto com o cliente, faz a aquisição do contacto do cliente utilizando os créditos”, explica Alice Nunes.
Especialistas recomendam a Fixando “a 300%”
Tiago Volts é DJ desde 2021 e assegura que a Fixando “foi muito importante desde o início”. “Dentro da Fixando capto muitos clientes. Funciona muito bem, para mim”, afirma. No que diz respeito ao número de clientes “aumentou muito” sobretudo no segmento de “eventos privados”, o que se traduziu numa melhoria do negócio “para mais do dobro”. Quanto ao valor mensal que paga para utilizar a plataforma, assegura que é “irrisório”, tendo em conta a sua “planilha de receita e despesa”.
Sónia Ravasqueira foi professora de Matemática durante 17 anos, até que, uma dia, fez um curso de organizadora profissional e percebeu que “era aquilo que queria”. Tomou a decisão de “sair de um emprego fixo”, mas “não sabia o que ia acontecer”. “Precisava de saber onde ia buscar os clientes. Pesquisei, encontrei a Fixando, na altura não conhecia, inscrevi-me nesta e noutras plataformas mas, no longo prazo, percebi que a Fixando não tem nada que ver com as outras porque destaca-se muito mais na forma de funcionar. Estou na Fixando desde Julho de 2023. Muitas das pessoas que não conheço vêm da Fixando. A rapidez na resposta é uma das coisas mais importantes que fui aprendendo. Temos que entrar em contacto com os clientes e, claro, ter o resto do trabalho feito: um bom perfil e boas avaliações”, conta a organizadora profissional. Para a organizadora profissional, uma das grandes vantagens desta plataforma é que “para alguém começar não precisa de gastar dinheiro nenhum. Pode adquirir o número de créditos que quiser e só gasta efetivamente quando tenta contactar o cliente”.
Tiago Tomé é mágico de profissão desde 2016 e entrou na Fixando “há cerca de seis anos”. A sua experiência com a plataforma tem sido “muito positiva”, uma vez que lhe permitiu ter “clientes de outras áreas do país”. “A Fixando trouxe-me mais clientes e percebi que pode trazer-me ainda mais no médio/longo prazo. Os clientes vão ao Google, pesquisam por ‘mágico’ e o que é que aparece? A Fixando. A pessoa, quando chega a mim, já fez todo o trabalho: já arranjou espaço para o evento, decoração, e só faltava a animação”, conta Tiago Tomé, no evento de entrega de prémios aos Especialistas Destacados. Quanto ao impacto no seu negócio, o mágico de profissão assegura que melhorou “a 300%”.
Segundo a Fixando, uma das áreas mais procuradas em 2025 vai ser a investigação privada. João Arrucha Pereira é pós-graduado em Ciências Criminais e tem uma empresa de investigação privada, consultoria de segurança e mediação de conflitos. Não ficou surpreso por a sua área ser uma das mais procuradas porque “todos os dias” recebe “muitos pedidos”. “Claro que depois temos que fazer uma filtragem porque há muitas coisas que as pessoas pedem e que não fazemos: pedidos de coisas ilegais – como escutas telefónicas – pessoas que querem fotografias deste ou daquele - que é a violação do artigo 192 do Código Penal… Por lei, a investigação criminal é da competência da polícia. Nós não podemos fazer”. Em contrapartida, reconhece que “hoje em dia, as pessoas têm muitos problemas: separações, divórcios, questões com a custódia dos filhos”, entre outros, e é, por isso, que, além do apoio jurídico prestado pela sua empresa, tem também um serviço de apoio psicológico. “Nós temos serviços permanentes 24 horas por dia todos os dias do ano, sábados, domingos, feriados, Páscoa, Natal. Há sempre alguém que atende o telefone. Podem sempre contar com uma palavra amiga”, assegura. Apesar de já ter 53 anos de atividade, entrou na Fixando há quatro anos por sugestão de um amigo e notou “um acréscimo” nos negócios. Além disso, foi considerado “Especialista Destacado” pelo segundo ano consecutivo, graças às “avaliações 5 estrelas”.
Como não poderia deixar de ser, até a empresa que fez o catering do evento está registada na Fixando. Íris Maria começou há um ano e meio, deu o seu nome ao negócio de comida macrobiótica e aceitou um desafio muito específico para este dia. “Fiz o catering em modo de festa, por isso, coloquei as estrelas nos hambúrgueres e, mesmo para a comida, fomos buscar as cores do logótipo da Fixando para ser um bocadinho mais personalizado”, explica. Desde que entrou na plataforma notou “muita diferença” em termos de “retorno” para o negócio porque começou a “receber muitos mais clientes”. “É uma plataforma que me permite chegar a muito mais pessoas, sobretudo a quem procura um catering mais saudável. Nós recebemos o pedido automático com notificação, no telefone, e é super fácil responder. Enquanto antes era só eu a divulgar o meu negócio, agora eles fazem o marketing por mim”.
1 / 5
Os prémios Especialista Destacado Fixando existem desde 2024 e são atribuídos a todos os especialistas que se destacaram pela prestação de serviços de qualidade na plataforma Fixando. Este ano, o prémio foi atribuído, em duas cerimónias realizadas em Lisboa e no Porto, a 2230 especialistas em todas as áreas de serviços: casa, bem-estar, eventos, assistência técnica, aulas, serviços empresariais, serviços para animais, serviços domésticos e serviços variados.