Barra Cofina

Correio da Manhã

C Studio
1
C-Studio
i
C- Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo
É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Pingo Doce tem o primeiro laboratório de Biologia Molecular do retalho alimentar em Portugal

Este laboratório foi criado para trazer mais transparência e segurança para a sua mesa. Saiba como!
8 de Abril de 2022 às 10:21
Carlos Santos, diretor corporativo da qualidade e desenvolvimento de Marca Própria do Pingo Doce
Carlos Santos, diretor corporativo da qualidade e desenvolvimento de Marca Própria do Pingo Doce

No laboratório de biologia molecular do Pingo Doce, um grupo de especialistas valida, atesta e confirma o ADN dos produtos que consome diariamente, para que possa saber, com toda a segurança e transparência, o que chega à sua mesa.

Inaugurado em 2021, este é o primeiro laboratório de biologia molecular do retalho alimentar em Portugal onde se verifica criteriosamente a autenticidade dos ingredientes incluídos nos produtos do Pingo Doce, com o objetivo de assegurar o rigoroso compromisso com a qualidade e genuinidade dos produtos e ingredientes que, no caso do Pingo Doce, passam também pela limitação ou proibição de uso de determinadas substâncias na sua composição. Com esse objetivo, neste laboratório realiza-se o maior número de testes de ADN no país, que asseguram a autenticidade dos ingredientes.


"Este laboratório traz mais rigor e autenticidade a toda a cadeia alimentar", afirma Carlos Santos, diretor corporativo da qualidade e desenvolvimento de Marca Própria do Pingo Doce.




Identificar ingredientes genuínos


Com um laboratório próprio, o Pingo Doce não necessita de recorrer a laboratórios externos e assegura internamente que os produtos da sua marca são de qualidade e que nenhum dos ingredientes utilizados sofreu qualquer adulteração. Ou seja, garantir que as matérias-primas referidas no rótulo são realmente as que são utilizadas na receita desse produto. No fundo, este laboratório incrementa ainda mais a confiança e segurança dos portugueses na qualidade dos produtos de Marca Própria Pingo Doce, representando um mecanismo de controlo adicional que espelha o compromisso de rigor e qualidade do Pingo Doce.



"Este laboratório será mais uma garantia de que o nosso cliente, ao comprar os nossos produtos, está a comprar o que prometemos na embalagem", explica Carlos Santos.




Para deteção de eventual fraude alimentar, em que um ingrediente é substituído por outro semelhante (mas de menor qualidade ou valor), é sempre importante fazer uma verificação do ADN dos ingredientes dos produtos e o rastreamento de Organismos Geneticamente Modificados (OGM). Este tipo de controlo em laboratório torna toda a cadeia alimentar ainda mais segura.



Quantos ingredientes são rastreados por ano neste laboratório?

Neste momento, o laboratório de biologia molecular próprio do Pingo Doce está apto a identificar mais de 100 mil espécies que possam estar presentes nos seus produtos.



Assegurar o sabor com a máxima qualidade


Não é novidade que a alimentação tem um papel fundamental no bem-estar, saúde e prevenção de doenças como a diabetes, a osteoporose e doenças cardiovasculares. A promoção da saúde pela alimentação é uma missão assumida pelo Pingo Doce, patente na sua Marca Própria, criada em 1991, com o objetivo de disponibilizar uma oferta de produtos de alta qualidade a preços acessíveis.

Passados 30 anos do seu lançamento e 15 anos da certificação do processo de desenvolvimento, a Marca Própria Pingo Doce continua fiel aos seus valores originais.



Atualmente, a Marca Própria Pingo Doce apresenta uma enorme variedade de produtos para todas as necessidades alimentares: sem lactose, sem glúten, com baixo teor de sal e sem adição de açúcar, biológicos, vegans e vegetarianos



Alguns produtos da gama Sem Lactose da Marca Própria do
Pingo Doce. Conheça mais aqui


Alguns produtos da gama Sem Glúten da Marca Própria do
Pingo Doce. Conheça mais aqui



Alguns produtos da gama Sem adição de açúcar ou com Baixo teor de Sal da Marca Própria do Pingo Doce


Alguns produtos da gama Vegetarianos, Vegan ou Plant-based da Marca Própria do Pingo Doce


Com uma reputação sólida e um posicionamento forte, a Marca Própria Pingo Doce permanece em constante aperfeiçoamento para melhorar a qualidade dos produtos e garantir o melhor perfil nutricional com os melhores ingredientes, com produtos que são pensados, desenvolvidos e certificados ao pormenor.




Se eliminou a lactose do dia a dia ou está em vias de o fazer, descubra as dúvidas mais comuns sobre este tipo de alimentação no Dossier Especial Sem Lactose da revista
Sabe Bem 66
e aproveite ainda propostas de receitas deliciosas Sem lactose feitas com produtos da Marca Própria do Pingo Doce.
Encontre esta edição da
Sabe Bem nas lojas Pingo Doce ou em mercadao.pt.




Desenvolver novos produtos do zero


Numa verdadeira obsessão pela qualidade, o Pingo Doce trabalha exaustivamente para controlar todo o processo certificado de desenvolvimento da sua Marca Própria. Desde a pesquisa de mercado para identificar novas necessidades e preferência até à escolha de materiais sustentáveis e ecoeficientes para as embalagens, tudo é pensado ao detalhe.



Sabia que… 89% dos produtos de Marca Própria Pingo Doce são de fornecedores nacionais?


O escrutínio é tão apertado que, quando um determinado produto não cumpre com os requisitos exigidos, não é lançado. Diariamente, a equipa de qualidade do Pingo Doce desenvolve ainda testes de monitorização, enquanto a equipa própria de nutrição controla sempre a quantidade de sal, açúcar e gordura para que, à sua mesa, chegue sempre o melhor.