Muitas vezes, quando estamos perante alguns sintomas que consideramos "leves", temos tendência para desvalorizar. A dor de garganta é muitas vezes associada ao frio ou ao ar condicionado, mas a sua persistência pode causar mais do que desconforto.
Os Pfizer Curious trazem-lhe a resposta para as possíveis causas de dor de garganta, e ainda um episódio dedicado ao tema pé de atleta. O objetivo? Informar e esclarecer os portugueses sobre questões de saúde, de forma descomplicada, simples e rápida!
Reveja também os episódios sobre artrite reumatoide, síndrome de burnout e candidíase vaginal.
Uma dor de garganta pode ser provocada por vírus ou por bactérias e pode, sobretudo, ser sintoma para outras doenças. Por exemplo, é um dos sintomas da Covid-19, ainda que nem todos os infetados o tenham experienciado. Desvalorizar uma dor de garganta pode potenciar o agravamento dos sintomas, pelo que, se não for passageiro, deve consultar um médico.
O nome científico é Tinea pedis, mas a generalidade da população conhece-a como pé de atleta. Apesar do nome, esta infeção fúngica não é exclusiva de desportistas, sendo bastante comum e contagiosa. Para melhor se proteger, é preciso perceber quais são os fatores de risco e as formas de contágio. Por exemplo: sabia que se dormir ou partilhar toalhas com alguém que tenha Tinea pedis, poderá ser contaminado?
Não partilhar objetos potenciadores de transmissão e procurar aconselhamento médico adequado é crucial para conseguir combater a infeção, sem complicações!