page view

Logo CStudio

Icone informativo

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Um futuro responsável para as PME

Grupo Generali tem na sustentabilidade um dos seus mais fortes pilares estratégicos.

16 de janeiro de 2025 às 12:07

O compromisso do Grupo Generali com a sustentabilidade reflete-se não apenas na forma como desenvolve e comercializa os seus produtos, mas cada vez mais na forma como encara a sua atividade integrada na comunidade.

De entre as iniciativas de envolvimento com a sociedade que a Generali Tranquilidade leva a cabo a nível global, o Prémio SME EnterPRIZE destaca-se pelo apoio às PME no sentido de acelerar o seu percurso em direção à sustentabilidade. Por um lado, ao dar o devido reconhecimento às PME que se destacam por boas práticas de sustentabilidade ambiental e social e, por outro, ao dar visibilidade a estas empresas. “Acreditamos que deste modo conseguimos inspirar outras PME e incentivar os seus líderes e colaboradores a desenvolverem práticas sempre mais inovadoras e a empenharem-se cada vez mais nesta via para a sustentabilidade” começa por explicar Pedro Carvalho, CEO da Generali Tranquilidade.

Com as PME a representarem a grande maioria do tecido empresarial a nível mundial, o Grupo Generali não poderia deixar de estar empenhado em ajudar estas empresas, que são a base da economia europeia, as maiores criadoras de emprego e fortes motores de progresso.

Em Portugal, as PME representam 99,9% do total das empresas a atuar em território nacional e geram cerca de 76,2% do emprego total no nosso país, com a indústria transformadora e o comércio (por grosso e a retalho) a destacarem-se como os principais geradores de emprego e de valor acrescentado.

Candidaturas a crescer

Ao longo das três edições do SME EnterPRIZE em Portugal, o Grupo Generali tem sido “muito positivamente surpreendido pelo crescendo de candidaturas que chegam de todo o País e de diversos setores de atividade”. “Com mais de 500 candidaturas na 2.ª edição, em 2023, passámos nesta 3ª edição, de 2024, que agora se encerra, para mais de 660 candidaturas, com foco na sustentabilidade ambiental e social. Esta adesão crescente das PME tem vindo a desafiar o nosso júri, constituído por reconhecidas figuras independentes, profundamente conhecedoras do mundo empresarial e das questões da sustentabilidade”, refere Pedro Carvalho, prosseguindo: “O mesmo desafio enfrenta o nosso knowledge partner, a consultora EY, que gere a receção das candidaturas, a recolha de informação e documentos necessários e o respetivo processamento, apoiando e facilitando assim o trabalho de análise e tomada de decisão do júri.”

Neste momento, são já dez os países europeus (Portugal, Alemanha, Áustria, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Hungria, Itália, República Checa) que participam nesta iniciativa. Um dos grandes objetivos do Grupo Generali é também criar uma plataforma pan-europeia de PME que potencie a partilha de boas práticas e uma cultura de sustentabilidade entre os ‘heróis nacionais de sustentabilidade’ de cada um dos países participantes, abrindo-lhes simultaneamente portas na Europa”, informa o CEO.

Em cada dia o Grupo Generali Tranquilidade trabalha para garantir um futuro responsável para todos. “Acreditamos que estamos a trilhar o caminho certo para envolver e ajudar as PME a atuar em Portugal, contribuindo assim para uma economia e uma comunidade responsável e com futuro”, conclui Pedro Carvalho.

Um dos grandes objetivos do Grupo Generali é também criar uma plataforma pan-europeia de PME que potencie a partilha de boas práticas e uma cultura de sustentabilidade.
Pedro Carvalho

CEO da Generali Tranquilidade

Pode a ação coletiva ser caminho para o desenvolvimento sustentável?

Portugal, como outros países, enfrenta desafios ambientais, designadamente no domínio das alterações climáticas, poluição e biodiversidade. Estes desafios exigem atenção urgente e ações concertadas, e extravasam a responsabilidade da esfera da administração pública, apelando à importância da responsabilidade corporativa.  No âmbito social, Portugal enfrenta desafios que refletem tanto questões internas como tendências globais. “Entre eles estão a desigualdade social, envelhecimento da população, desemprego e precariedade laboral, bem como a necessidade de melhorias na educação/ formação”, afirma Leonor Matias, consultora sénior, climate change and sustainability services, EY.

Os prémios SME EnterPRIZE da Generali Tranquilidade configuram um importante catalisador para promover impacte ambiental e social positivo. Os seus números refletem essa realidade. “Este ano, verificou-se um aumento de 35% no número de candidaturas iniciadas e de 51% no número de candidaturas válidas em comparação ao ano anterior, refletindo uma maior consciencialização em relação a questões de sustentabilidade e responsabilização ambiental e social”, explica por sua vez Norma Franco, partner, climate change and sustainability services, EY. Para enfrentar os desafios atuais e construir um futuro mais justo e resiliente – conforme referem as duas responsáveis da EY - é essencial que Portugal continue a investir em políticas e práticas que promovam a sustentabilidade ambiental e a justiça social. A ação coletiva é fundamental, envolvendo sinergias de recursos e conhecimentos e a promoção de inovação numa abordagem holística. A mudança é responsabilidade de todos. Juntos pode-se criar impacte significativo, promovendo a adoção de práticas sustentáveis em todos os setores da sociedade.

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8