Quantos produtores portugueses estão por trás das prateleiras dos supermercados? E que diferença faz escolher um produto com origem garantida? A terceira talk abordou os números que sustentam o discurso — e as histórias reais de quem está no terreno
26 de junho de 2025 às 18:12O impacto do Intermarché na produção local, através do Programa Origens, juntou representantes do setor alimentar e do poder autárquico para a realização da terceira conversa temática em torno do Prémio Intermarché Produção Nacional. O painel contou com Sofia Hartley, responsável pelo Programa Origens, Bruno Santos, vereador da Câmara Municipal do Bombarral, Joana Vidinha, representante da iniciativa “Portugal Sou Eu”, e Telmo Presado, produtor Intermarché Origens.
Lançado em 1999 pela cadeia de distribuição, o Programa Origens certifica os produtos frescos comercializados nas lojas, garantindo segurança alimentar. “É um controlo de qualidade. Fazemos o acompanhamento dos produtores, o que permite termos a noção da forma como trabalham”, explicou a responsável pelo Programa Origens, Sofia Hartley.
O selo garante igualmente a produção nacional destes alimentos e, em resultado, uma escolha informada por parte dos consumidores. Atualmente, o Programa Origens abrange 560 produtores de todas as regiões do País, em função das características agrícolas. É o caso da Ecofrutas, fornecedora de pera-rocha e maçã, que juntou 16 produtores da região Oeste. A parceria com o Intermarché contribuiu para a viabilização da empresa do Bombarral porque “ajudou a escoar o produto com a garantia de uma ligação entre a produção e o consumo”, segundo um dos representantes da Ecofrutas, Telmo Presado.
“A existência do Programa Origens é uma grande mais-valia para o Bombarral. Veio alavancar toda a economia local”, reforçou o vereador do município com o pelouro da agricultura, Bruno Santos.