Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais C-Studio
1
Especiais C-Studio
i
C- Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo
É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Festas, feiras e festivais garantem animação

O dinamismo está sempre garantido com uma agenda repleta de iniciativas culturais que acontecem em todo o Algarve.
22 de Julho de 2019 às 13:22
Slide & Splash
Slide & Splash
Slide & Splash

O Algarve é sinónimo de praia. Até aqui não há nenhuma novidade. Porém, a região é muito animada por outros motivos, e festivais, festas e feiras são algo que não falta por esta altura do ano. Deixamos nestes textos algumas sugestões de eventos aos quais deve ir, pois não vai dar o seu tempo como perdido, e podemos começar pela Feira do Presunto de Monchique, que ainda hoje pode ser visitada. Este certame realiza-se no Parque de S. Sebastião e é o sítio certo para provar o presunto tradicional da serra local. Na Feira do Presunto de Monchique, no entanto, pode também degustar-se doçaria, pão, medronho, licores e outros produtos. Música e concertos com artistas consagrados não faltam e esta noite atuam os Calema, uma das bandas sensação do momento. Os dois irmãos sobem ao palco às 22 horas.

Quem gosta de jazz está com sorte, basta ir a Loulé daqui a uns dias. Os gulosos também são afortunados este mês, pois têm um certame imperdível em Lagos. Mas o Algarve tem imensa oferta para todos os gostos, como se vai perceber nas próximas linhas.

Loulé Jazz

A 25.ª edição do Festival Internacional de Jazz de Loulé leva à Cerca do Convento Espírito Santo, nos dias 25, 26, 27 e 28 de julho nomes como Diego Schissi Quinteto ou Duo Esperanza Spalding e Leo Genovese. Este festival tem a direção artística de Mário Laginha.


Feira da Serra de São Brás de Alportel

A Feira da Serra de São Brás de Alportel é uma das referências no roteiro turístico e cultural do verão algarvio. Nesta 28.ª edição, que decorre entre 25 e 28 de Julho, haverá música – Calema, Gipsy Kings, HMB, Cantar Amália -, gastronomia local, tradições, danças e cantares. Este ano o tema da Feira é o Figo.

Feira Concurso Arte Doce, Lagos

Entre 26 e 28 de julho, Lagos torna-se a cidade mais doce do Algarve. É que a Feira Concurso Arte Doce, que já vai para a sua 32.ª edição, promove a doçaria tradicional e os demais produtos regionais produzidos em Lagos e nos restantes concelhos da região. Assim, à doçaria regional, confecionada sobretudo à base de amêndoa e figo, juntaram-se os produtos regionais, o artesanato e a animação musical – David Fonseca (dia 26), Raquel Tavares (27) e Agir (28). O tema do evento deste ano, que decorrerá no Complexo Desportivo Municipal, é "O Vinho". A talhe de foice, registe-se que o Dom Rodrigo de Lagos está em votação para ser considerado uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal.

 

Festival da Sardinha, Portimão

Estamos no verão e a sardinha já pinga! E se há local onde se pode degustar este peixe tão apreciado pelos portugueses é na 25.ª edição do Festival da Sardinha, que começa a 7 agosto e termina a 11, estando garantida "barriguinha cheia" na zona ribeirinha de Portimão. Além da gastronomia (diversa), por estes dias não vai faltar animação de rua, artesanato e música, destacando-se os Amor Electro, C4 Pedro ou os Expensive Soul.

 

Festival do Marisco, Olhão

É um dos mais conhecidos eventos da região algarvia! Um autêntico ícone gastronómico! O 34.º Festival do Marisco, que decorre de 9 a 14 de agosto no Jardim Pescador Olhanense, junto à Ria Formosa, é onde se pode saborear os melhores e mais frescos bivalves e mariscos da Ria Formosa, confecionados de "mil e uma maneiras". Matias Damásio, Aurea, HMB, Ludmilla ou Resistência são alguns dos artistas que compõem um autêntico cartaz de luxo.

 

Feira Medieval de Silves

Durante dez dias, Silves acolhe a sua emblemática Feira Medieval. De 9 a 18 de agosto, o centro histórico desta cidade – antiga capital do Reino do Algarve – faz mais uma recriação histórica do período medieval. Este ano, a história que será retratada no evento dará a conhecer a partida do porto de Silves de Al-Gazali, embaixador muçulmano que parte em missão diplomática à terra dos vikings no ano de 844. Neste certame, haverá duas sessões por dia dos jogos de guerra entre muçulmanos e vikings, animação no castelo, manjares medievais e vai também recriar-se diversos rituais vikings, como casamentos ou sacrifícios humanos aos deuses, por exemplo.

 

FATACIL, Lagoa

A FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa surgiu em 1980 e daí para cá foi crescendo e hoje é uma referência nas feiras de atividades económicas no país. Centenas de expositores e largos milhares de visitantes marcam presença neste certame que decorre de 16 a 25 de agosto no Parque Municipal de Feiras e Exposições da Cidade de Lagoa. Exposições comerciais, industriais e agrícolas, bem como muita animação, concertos ou arte equestre, estão garantidas.

 

Festa Multicultural – Noite A, Aljezur

A zona histórica de Aljezur acolhe no dia 28 de agosto a Festa Multicultural – Noite A. O dress code é branco e a música, bem como outras artes e eventos culturais, invade Aljezur. Uma festa que marca sempre a diferença.

 

Dias Medievais, Castro Marim

Quem quer viajar até à Idade Média pode fazê-lo entre 28 de agosto e 1 de setembro, em Castro Marim. Nos Dias Medievais em Castro Marim, haverá torneios de cavalaria, animação de rua, exibição de artes e ofícios, trocas comerciais, banquetes com deliciosas iguarias e muito mais. São cinco dias inesquecíveis.

 

Festival F, Faro

Entre 5 e 7 de setembro, no centro histórico de Faro – na Vila Adentro –, vai decorrer o Festival F. Os Ornatos Violeta atuam no dia 6, mas este evento é mais do que música. Contempla cinema, stand-up comedy, tertúlias musicais e políticas, artes plásticas, literatura, artesanato, animação de rua e street food. E, registe-se, tem ainda programação especial dedicada às crianças e uma política de bilheteira tendo em vista as famílias.

Algarve 2019