page view

Logo CStudio

Icone informativo

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Mais e melhor saúde para todos

Câmara Municipal da Amadora está a construir, requalificar e adaptar centros de saúde. Executivo aposta igualmente em apoios sociais para os seniores

11 de setembro de 2024 às 12:13

Dotar a cidade de melhores infraestruturas na área da saúde tem sido um objetivo da autarquia. Neste sentido, está em construção a Unidade de Saúde Familiar Ribeiro Sanches em S. Brás, Mina de Água, que servirá cerca de 20 900 utentes e que vem permitir a criação de melhores condições para servir a população e aumentar a taxa de cobertura dos serviços de saúde de proximidade assegurando a intervenção precoce na doença e a introdução de inovação no sistema de saúde.

A conclusão da obra está prevista para o final do primeiro semestre de 2025.

A requalificação ou adaptação dos edifícios para aumentar a eficiência energética, cumprir planos de contingência e/ou assegurar a acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais tem pautado a atuação da autarquia. Exemplo disso são as intervenções no Centro de Saúde da Brandoa/Alfornelos e no Centro de Saúde da Damaia.

Estas obras são financiadas com verbas do PRR.

Os + velhos são os + protegidos

Na Amadora, a taxa de envelhecimento chega aos 22,2%, pelo que há muito que a autarquia aposta em apoios sociais que visam dar resposta aos seus seniores.

A população sénior dispõe de uma Linha de Apoio Social (800 207 632) criada para ouvir as necessidades das pessoas e encaminhá-las para os programas municipais. São exemplos de apoios o serviço alimentar aos fins de semana e feriados; a Oficina de Limpeza ao domicílio; a Oficina Multisserviços, que realiza pequenas reparações nas habitações; o STAPA, serviço de teleassistência; o AmaSénior Bem-Estar, que dá acesso a serviços de cabeleireiro e manicure e o AmaSénior Viva+, que visa a ocupação de tempos livres. Em parceria com a Associação de Socorros Médicos "O Vigilante", foi criada a Linha Municipal de Saúde (214 930 010) que permite o acesso gratuito a cuidados básicos de saúde, em horário noturno, aos fins de semana e aos feriados, exclusivamente para beneficiários do Cartão Amadora 65+. Este cartão, criado em 2006, proporciona o acesso a bens e serviços com descontos, em vários estabelecimentos comerciais e acesso gratuito a atividades socioculturais na cidade. Saiba tudo o que está ser feito pelos seniores aqui

A educação é para todos

Com uma excelente cobertura de oferta de escola pública, a Amadora aposta, desde o primeiro momento, nas crianças, jovens e suas famílias que vivem ou trabalham na cidade.

Ao longo dos anos, o município tem investido num ensino de qualidade, por via da conservação e da beneficiação do parque escolar municipal, nomeadamente da requalificação dos espaços das escolas, como zonas de recreio e de novos campos sintéticos para a prática desportiva, passando pelo investimento na rede de pavilhões escolares.

A cultura de confiança e de colaboração consolidadas entre os 12 agrupamentos de escolas, a câmara municipal e universidades tem permitido desenvolver uma estratégia educativa concertada no território de oferta de inglês desde o primeiro ano do primeiro ciclo, de programas de capacitação para as competências digitais e programas de reforço de competências em áreas disciplinares como o Português e a Matemática, elevando o serviço de educação prestado, com resultados a longo prazo para alunos e famílias.

Um conjunto de projetos socioeducativos, a par com a atribuição de Bolsas de Estudo e Mérito (ensino superior) e do Prémio de Mérito Académico, visam apoiar e potenciar eficazmente o percurso académico dos estudantes da cidade.

A segurança está em primeiro lugar

O município da Amadora tem instaladas 141 câmaras nas suas seis freguesias – que representam um investimento total de 3,2 milhões de euros – a funcionar ininterruptamente 24 horas por dia, sem captação de som, com gestão da Polícia de Segurança Pública.

Desde a implementação deste sistema, em 2017, a videoproteção é um dos instrumentos da estratégia integrada de segurança urbana, um projeto pioneiro e uma referência e boa prática para a segurança de pessoas e bens na cidade.

A 3.ª fase do alargamento do sistema de videoproteção já está a decorrer e culminará na montagem de mais 59 câmaras, perfazendo um total de 200 câmaras no município.

Requalificação de esquadras

No que diz respeito à requalificação de esquadras, a autarquia tem vindo a responder ao nível da melhoria das infraestruturas das Forças de Segurança. Neste momento, estão concluídos os projetos de execução para a requalificação da Divisão da Amadora e da esquadra da Reboleira, com vista a dignificar as condições de trabalho dos que ali prestam serviço e diariamente zelam pela segurança da população.

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8