Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais C-Studio
7
Especiais C-Studio
i
C- Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo
É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

EPAR forma jovens para a sociedade do futuro!

Escola Profissional Almirante Reis tem um projeto educativo dinâmico e diferenciador que se vai reinventando
18 de Junho de 2021 às 12:03
Ana Gomes da Silva, diretora-geral no grupo Ensinus e diretora pedagógica da EPAR
Ana Gomes da Silva, diretora-geral no grupo Ensinus e diretora pedagógica da EPAR
Ana Gomes da Silva, diretora-geral no grupo Ensinus e diretora pedagógica da EPAR

Fundada em 1992 e desde 2017 integrada no grupo Ensinus, a EPAR – Escola Profissional Almirante Reis sempre se assumiu como uma escola humanista e progressista que centra a sua atividade no serviço aos jovens e às suas famílias. Na base da prestação deste serviço está, naturalmente, um projeto educativo dinâmico e altamente diferenciador, que se tem reinventado, suportado pelas várias medidas levadas a cabo nos últimos anos pelo Ministério da Educação que, com mérito e visão, devolveram ao ensino profissional o seu papel de destaque no panorama educativo nacional.

Porque a escola é muito mais do que um local de mera transmissão de conteúdos, a EPAR de hoje, enquanto organismo dinâmico da comunidade, aborda o processo de aprendizagem numa perspetiva tridimensional, desenvolvendo em paralelo quer a dimensão escolar, quer a dimensão profissional, quer a dimensão pessoal dos seus alunos e alunas. Acreditamos que esta abordagem é, sem sombra de dúvida, uma enorme mais-valia, essencialmente na conjuntura atual de pós-pandemia em que jovens qualificados, dinâmicos e interventivos serão convocados a assumir um papel de enorme relevância na recuperação económica do País.

Percursos consolidados e inovadores

A EPAR vai manter no próximo ano letivo o curso que esteve na génese da sua criação, o curso de Gestão, sendo este o único percurso com a variante de Recursos Humanos e especial enfoque na gestão, capacitação e empoderamento do capital humano, essencial ao funcionamento de qualquer organização.

O curso de Turismo, percurso também perfeitamente consolidado e suportado por um vasto leque de parceiros de excelência, volta também a integrar a oferta formativa da escola. Não obstante a crise vivida pelo setor na sequência da pandemia por covid-19 e do confinamento que a todos foi imposto, na EPAR acredita-se que os jovens que iniciarem agora a sua formação terão um papel determinante na recuperação de um dos setores mais prósperos da nossa economia, que será plena no final do seu ciclo formativo.

Porque saber comunicar continuará a ser um imperativo de qualquer negócio, será mantido o curso de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, que se tem revelado muito atrativo, fornecendo ferramentas e competências aos diplomados para operar em todas as áreas deste percurso.

O curso de Apoio Psicossocial volta a estar presente no elenco formativo e a revelar-se como escolha prioritária, pois aprender a ajudar as populações mais vulneráveis volta a ser uma prioridade para os alunos e alunas da escola.

Por fim, a EPAR volta a apostar no curso de Cabeleireiro, o único na AML com certificação profissional de nível 4 e equivalência ao 12º ano de escolaridade. Esta aposta, fruto da parceria com a APBCIB – Associação Portuguesa de Barbeiros, Cabeleireiros e Institutos de Beleza, a mais representativa do setor em Portugal, resulta de um sonho antigo da associação e da visão empreendedora do grupo Ensinus, em estar um passo à frente na inovação educativa!

Paralelamente à oferta formativa de cursos profissionais, que tem como público-alvo jovens com o 9º ano completo e idade até 19 anos, a EPAR terá ainda disponíveis o curso CEF Tipo 2 de Empregado de Restaurante/Bar, destinado a jovens que pretendem concluir o 9º ano, e o curso de Técnico de Relações Laborais, este subsidiado, incluído no sistema de Aprendizagem e direcionado para jovens com idades entre os 18 e os 25 anos que pretendem terminar a escolaridade obrigatória. Este percurso, com tutela do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, permite de igual forma o prosseguimento de estudos ou a inserção imediata no mercado de trabalho. Tal como os cursos profissionais, estes dois últimos percursos incluem períodos de formação em contexto de trabalho, junto de empresas parceiras de referência dos respetivos setores.

Porquê escolher a EPAR

No panorama educativo contemporâneo, a escola ideal reinventa-se, adapta-se e diversifica metodologias para atender às especificidades dos seus alunos, cumprindo uma das mais importantes e desafiantes missões: a de ensinar e de formar para o futuro! A proposta de poderem desenhar parte do seu percurso educativo através da escolha de projetos de Autonomia e Flexibilidade Curricular dota os jovens das competências e das "soft skills" potenciadoras das capacidades de mudar e intervir, desenvolvendo o espírito crítico e a capacidade de construção do seu próprio futuro. Siga-se para os estudos superiores ou para a entrada imediata no mercado de trabalho, na EPAR acredita-se que a proximidade com os parceiros, que proporciona ao jovem dois estágios quer em Portugal quer numa cidade europeia, estes ao abrigo do Programa Erasmus+, se constitui como um outro fator de grande crescimento pessoal, de novo, com um impacto decisivo na construção do seu próprio futuro.

A EPAR é, pois, a escolha certa porque faz a diferença e essa diferença reside na excelência de um projeto que aposta na formação de jovens, que darão um contributo decisivo na construção de uma sociedade mais justa, mais próspera e solidária. Ainda tem dúvidas?

Formação Profissional