Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais C-Studio
1
Especiais C-Studio
i
C- Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo
É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Villa Oeiras: património gastronómico de excelência

O Carcavelos Villa Oeiras é um produto reconhecido e de mérito nacional e internacional que conta com vários prémios no currículo.
7 de Junho de 2021 às 16:37

É no respeito pelo passado, na recriação de um produto histórico de elevada qualidade que remonta ao séc. XV, que a Câmara Municipal de Oeiras inicia um plano de recuperação, por um lado, com a replantação de vinha e, por outro, dando consistência a uma cada vez maior produção do vinho de Carcavelos. Este foi apenas o primeiro passo de uma autarquia que, "pela primeira vez na história do poder local em Portugal, assumia uma posição cada vez mais relevante na produção de um produto vitivinícola".


Ainda nem 10 anos tinham passado da assinatura do protocolo quando, em 1997, a autarquia de Oeiras renova esse mesmo protocolo obtendo uma maior participação e, desta vez, prevendo a recuperação do edifício do Casal da Manteiga para adega. Em 2006, o protocolo é revisto. Desta revisão, a autarquia assume uma cada vez maior preponderância e responsabilidade na salvaguarda e projeção do Carcavelos, ficando com a exclusividade da exploração das vinhas da Estação Agronómica Nacional.


Hoje, o vinho Carcavelos Villa Oeiras é um produto reconhecido e respeitado, possuindo mérito nacional e internacional. Este “é o reconhecimento de um esforço, de já algumas décadas”, que o município tem vindo a fazer para produzir um vinho de referência nacional e internacional, sempre numa perspetiva de recuperação do património, vínico, paisagístico, cultural, arquitetónico de toda uma região demarcada, que esteve em vias de extinção e que goza hoje de uma estrutura consistente.

O Villa Oeiras ganhou reconhecimento com o Marquês de Pombal, mas continua nos dias de hoje a fazer história e a marcar a diferença, “graças à dedicação do município de Oeiras, nomeadamente do presidente da câmara, Isaltino Morais, que foi o grande impulsionador deste produto” que faz parte da identidade deste concelho.

Ano após ano, o Villa Oeiras recebe prémios e distinções que corroboram aquilo que mais o identifica: “A qualidade de excelência.” Alguns exemplos de prémios são o de Produtor do Ano de Vinhos Fortificados em 2020 e as três medalhas de ouro conquistadas no passado mês de maio no Concurso Cidades do Vinho. Destaque ainda para o Blend 15 anos que foi reconhecido pela conceituada revista especializada Wine Enthusiast com 96 pontos em 100.

Oeiras 2021