SupERa tem como missão prestar Suporte contínuo às Estruturas Residenciais para Idosos e lares na prevenção e deteção precoce de infeções do foro respiratório nos residentes.
16 de julho de 2021 às 09:581 / 4
A Plataforma SupERa foi desenvolvida com o objetivo de prestar Suporte contínuo às Estruturas Residenciais para Idosos (ERPIS) e lares na prevenção e deteção precoce de infeções do foro respiratório nos residentes. É um exemplo da implementação das novas tecnologias na resposta ao desafio da longevidade, conforme explica Nuno Marques, presidente do Conselho Executivo do Algarve Biomedical Center.
Correio da Manhã – Como nasceu a SuperERa?
– Que retorno têm tido?
– A SupERa foi lançada há uma semana, no dia 5 de julho de 2021 em Lisboa, numa ERPI e encontra-se atualmente a ser usada em mais de 300 instituições residenciais. O feedback é muito positivo, sendo fácil de utilizar e uma verdadeira ajuda para as instituições.
– De que forma a plataforma e a Linha Covid Lares se apoiam mutuamente?
– A Linha Covid Lares fornece apoio às instituições quer no registo e validação dos dados das instituições, quer no acesso e utilização, permitindo retirar as dúvidas existentes às instituições. A linha Covid Lares obterá ainda os dados necessários e apoiará o envio dos oxímetros de forma gratuita para as instituições que tenham acordos de cooperação com a segurança social.
– Além de situações agudas, os residentes têm geralmente problemas de saúde crónicos. Também nestes casos é possível usar a plataforma?– A SupERa foi desde logo preparada para apoiar as instituições noutras patologias do foro respiratório, para além da Covid, sendo útil também noutras situação comuns, como é o caso das pneumonias ou noutras infeções respiratórias. Saliente-se também a sua utilidade para situações como uma agudização da bronquite, da asma ou qualquer outra patologia respiratória.
– Consegue estimar quantos idosos poderão usufruir?
– Todos os idosos e restantes utentes residentes nos estabelecimentos residenciais. A SupERa não tem custos para as instituições, nem limite de utentes.
– Sendo uma plataforma de acesso gratuito para as instituições, como será assegurada a sustentabilidade do projeto?
Como será o futuro da digitalização e das novas tecnologias no cuidado aos idosos?
Uma ajuda essencial em tempos de pandemia
Facilitar o registo e monitorização dos níveis de saturação de oxigénio, temperatura e frequência respiratória dos residentes em Estruturas Residenciais para idosos (ERPI) e lares residenciais, bem como de outras informações clínicas relevantes é o objetivo da plataforma SupERa.
Os registos obtidos pelo sistema de monitorização ficam posteriormente disponíveis numa área reservada da Instituição e facilitam a análise da evolução das medições daqueles parâmetros de saúde para cada residente.
Para cada conjunto de medições de um residente, a plataforma produz alertas numa escala de três cores (verde, amarelo e vermelho) que orientará os profissionais na tomada de decisão perante o quadro clínico do residente, que pode ser considerado normal, a necessitar de vigilância, ou a necessitar de outros níveis de atuação (nomeadamente, contato para a Linha SNS 24).
O uso da SupERa evita registos em papel e torna mais eficientes as rondas dos profissio-Monitorização de sintomas respiratórios assumiu maior importância porque os registos podem ser gravados diretamente na SupERa por meio de um smartphone ou tablet.
A Linha Covid Lares tem estado a realizar chamadas de divulgação da SupERa junto de todas as instituições. Além da apresentação da plataforma, dos seus objetivos e mais-valias, também pode ser concluído o processo de ativação por via telefónica. No âmbito da SupERa, as ERPIS podem beneficiar de um oxímetro digital gratuito logo após a concretização da ativação.
Tome nota
A adesão e utilização da plataforma SupERa são gratuitas para todas as instituições aderentes, mas é necessário proceder ao registo no site www.supera.pt. Os profissionais não ficam sozinhos na adaptação à plataforma. O projeto conta com a parceria da Linha COVID Lares (707 20 70 70), que está disponível 24 horas, sete dias por semana, e apoia também as estruturas residenciais na utilização da SupERa.