Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais C-Studio
4
Especiais C-Studio
i
C- Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo
É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

"Partilhar e marcar a agenda dos temas do futuro"

Nova estratégia e imagem da Casa do Impacto vão premiar toda a atividade do "hub" no evento. Evento dá o mote para a apresentação de futuros projetos de impacto.
3 de Novembro de 2022 às 18:20
Espaço da Casa do Impacto acolhe muitos visitantes e parceiros
Espaço da Casa do Impacto acolhe muitos visitantes e parceiros
A Casa do Impacto, ‘hub’ dinamizado pela Santa Casa Casa da Misericórdia de Lisboa, que tem como missão impulsionar uma nova geração de empreendedores que estão a desenvolver modelos de negócio com impacto socioambiental positivo, vai estar presente na Web Summit, que esta semana decorre em Lisboa. Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, avançou ao CM todas as surpresas que foram preparadas para aquele que é um dos maiores certames do mundo sobre tecnologia e novas indústrias digitais.

Correio da Manhã - O que preparou a Casa do Impacto para apresentar na presente edição da Web Summit?

Inês Sequeira - Esta será uma das edições em que temos uma programação mais ambiciosa e em que nos poderão encontrar junto a um dos palcos mais populares do evento, o palco "Future Societies". Teremos sessões de esclarecimento sobre alguns dos nossos programas, ativações acerca da saúde mental na comunidade empreendedora e acerca da implementação dos ESG nas empresas, e ainda vamos aproveitar a nossa participação para promover a estreia mundial do filme "O Sopro do Diabo", co-produzido por Leonardo DiCaprio, que conseguimos trazer para Portugal em parceria com os Cinemas NOS – uma iniciativa que decorrerá de 11 a 13 de Novembro e cujos bilhetes já estão à venda. Alguns dos nossos parceiros como a London School of Economics, a BMW Foundation e a consultora Sair da Casca também participarão ativamente no nosso stand na Web Summit.

Vão ser apresentados alguns dos projetos criados no hub? Quais?

A nova estratégia e imagem da Casa do Impacto vai permear toda a nossa atividade no evento. Duas ativações que estarão a decorrer durante os três dias da feira de tecnologia – uma atividade interativa para avaliação da saúde mental dos empreendedores e algumas sessões de esclarecimento sobre as melhores maneiras de implementar os standards ESG em empresas – são já uma apresentação preliminar de alguns projetos que estão a ser desenhados pelo hub. Os futuros projetos da Casa do Impacto, alguns já em fase avançada de preparação e outros ainda apenas em papel e conversações, respondem ao novo posicionamento da Casa: continuaremos a ser o espaço por excelência para empreendedores de impacto mas alargamos a nossa oferta pois terem os também soluções feitas à medida para entidades da Administração Pública que queiram abraçar a cultura da inovação e para empresas privadas que queiram um parceiro que os pode guiar no caminho para a sustentabilidade.











"Nova estratégia premeia toa a nossa atividade no evento"



"Continuaremos a ser o espaço por excelência para empreendedores de impacto"


A Casa do Impacto, dirigida por Inês Sequeira, marca presença no maior evento de tecnologia digital do Mundo, onde divulgou a sua nova imagem, estratégia e os novos projetos futuros



Quais serão os momentos altos?

Sugerimos a todos que visitem o espaço dedicado às Alpha Startups para conhecerem a AirC02 e a SeedBloks, dois dos vencedores da edição passada do Santa Casa Challenge, cujo prémio inclui a participação na Web Summit. Esta é uma excelente oportunidade para qualquer negócio de base tecnológica que pretenda escalar! Hoje e amanhã vamos promover as novas edições do Santa Casa Challenge e do Triggers, e temos muitas novidades para partilhar. O Santa Casa Challenge veste novas roupagens e incluirá sessões de capacitação e um grande parceiro, o Grupo Ageas Portugal e a Fundação Ageas que apoiará os participantes ao longo do programa. Em 2020, também na Web Summit, lançamos a 1º edição do Triggers, e estamos orgulhosos por estar a lançar a 2º edição, o que prova a relevância deste programa de aceleração dedicado a soluções de combate à crise climática. Depois de uma edição muito bem sucedida, este ano teremos mais um parceiro, a Câmara Municipal de Cascais, que se junta à UpComing Energies by Galp, Grupo Ageas Portugal, Hovione e 3XP Global. Amanhã, pelas 11h30, todos poderão conhecer os três vencedores da 1º edição do Triggers, La Virgule, Animob e Matterpieces by Studio8, numa sessão de ‘pitch’ a decorrer no stand da Casa do Impacto.


"O Santa Casa Challenge veste novas roupagens e incluirá sessões de capacitação"




"A semana da Web Summit é a mais empreendedora do ano"




O que aprenderam com a participação nas edições anteriores da Web Summit?

Na Web Summit fica sempre enfatizada a real importância do contacto em pessoa com os empreendedores e com as várias empresas e representações estrangeiras que visitam a nossa cidade nestes quatro dias intensos. É notória a vontade que todos os participantes do evento têm de aproveitar ao máximo a sua participação porque é conhecido que na Web Summit e nos vários encontros que se realizam no âmbito do evento se fecham grandes parcerias e negócios. É um encontro que premeia a partilha, a inovação e marca a agenda dos temas do futuro.

Porque é tão importante esta troca de experiências a nível global?

A semana da Web Summit é a semana mais empreendedora do ano e traz a Lisboa milhares de pessoas de todo o mundo. O ‘networking’ é parte integrante do evento, talvez até o seu maior ‘selling point’. Posso confidenciar que, de ano para ano, recebo mais mensagens de representantes de vários países que querem conhecer o nosso trabalho na Casa do Impacto, que já se cimentou como o maior polo de empreendedorismo de impacto no país. Queremos marcar a Casa como o ponto de encontro do ecossistema de impacto por isso vamos dinamizar um evento de networking, para o qual esperamos mais de 250 pessoas, em parceria com a London School of Economics, a BMW Foundation e a Social Nest Foundation. Mais uma prova do quão importantes são as parcerias internacionais!



Uma das mochilas da La Virgule


Divulgada no Web Summit e lançada este mês


Uma ‘startup’ (La Virgule) que trabalha na transformação de velhos equipamentos desportivos que tradicionalmente seriam incinerados em mochilas novas, muito funcionais, muito cool e resistentes, foi a grande vencedor da primeira edição do Triggers, um programa de aceleração de projetos ambientais da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, gerido pela Casa do Impacto. No fundo, passou-se da palavra à prática, já que o objetivo fundamental do programa Triggers é “estimular a geração de novas ideias de impacto ambiental e a sua transformação em soluções tecnicamente viáveis e financeiramente sustentáveis”. Na primeira edição do programa, que decorreu este ano, sagraram-se três vencedores, aos quais foram atribuídos prémios totais no valor de 34,5 mil euros. Terminada com sucesso a primeira edição, a partir de agora o programa vai procurar soluções inovadoras para a resolução de mais problemas e necessidades ambientais, abrindo candidaturas todos os anos. A segunda edição será divulgada no Web Summit e será lançada a ‘call’ ao longo do mês de novembro.


Por Boas Causas