Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais C-Studio
9
Especiais C-Studio
i
C- Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo
É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Por Boas Causas

Liberdade e segurança: o melhor de dois mundos nas Residências Assistidas

Inauguradas em 2017, as Residências Assistidas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no Bairro Padre Cruz, têm atualmente 34 moradores, entre os 64 e os 91 anos. Todos autónomos mas com apoio especializado. A segurança, o convívio, o espírito de entreajuda e a liberdade de entrar e sair são as vantagens mais salientadas pelos residentes.

Quando a deficiência faz parte do currículo

Pedro tem paralisia cerebral e trabalha na área da comunicação. Ricardo tem deficiência cognitiva e é ajudante de chef na cozinha do Hotel Pestana Palace, em Lisboa. A vida destes dois jovens mudou por causa da Valor T, a agência de empregabilidade, da Misericórdia de Lisboa, para pessoas com deficiência

Realizar o sonho de ser Picasso por um dia

Utentes do Centro de Dia de Nossa Senhora dos Anjos, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, tornaram-se modelos e artistas em sessões de desenho promovidas pelo Lisbon Drawing Club.

Aldeia de Santa Isabel: uma “casa para todas as idades”

A aldeia de Santa Isabel, em Sintra, é escola para uns, casa, família e amparo para outros. Tem acolhimento para crianças e jovens, lar para idosos e um Centro de Formação Pro ssional. Ali, vive-se em comunidade e num espírito de entreajuda

Prémios Nunes Correa Verdades de Faria: um incentivo ao progresso

Os prémios, com o valor de 12.500€ cada, foram criados para cumprir a vontade de Enrique Mantero Belard, benemérito da Santa Casa. Destinam-se a personalidades de qualquer nacionalidade que, em Portugal, tenham contribuído, através do seu trabalho ou estudos, para as categorias a concurso: Cuidado e carinho aos idosos desprotegidos; Progresso da medicina na sua aplicação a idosos; e Progresso no tratamento das doenças do coração. As candidaturas à edição deste ano podem ser apresentadas até 15 de Abril.

A experiência “abençoada” de acolher crianças em casa

Um anúncio na rádio foi o clique para Miguel convencer a mulher, Filipa, e a filha biológica de ambos, Ana, de 8 anos, a receberem em casa um menino de 6 anos com necessidades especiais, no âmbito do programa LxAcolhe da Santa Casa. As famílias de acolhimento têm vindo a crescer: existem 80, distribuídas por vários concelhos, a grande maioria na cidade de Lisboa.

A beleza intemporal tem rugas e desfila

Otávia, 74 e Felicidade, 79 anos, são dois dos rostos do projeto “A Beleza não tem Idade” da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que incluiu uma série de fotografias de utentes ao lado de figuras famosas que estiveram em exposição na última edição da Moda Lisboa.

Uma clínica inovadora na saúde mental

As mulheres são as mais afetadas por doenças mentais. Sobrecarregadas, condicionadas por fatores biológicos e hormonais aos quais a ciência historicamente tem dado pouca importância, sofrem muitas vezes em silêncio. Agora têm uma resposta terapêutica integrada na nova Clínica de Neurociências e Saúde Mental do Hospital da Cruz Vermelha.

Um impulso para atletas de alto nível

Tiago, sofre de surdez, é nadador olímpico. Miguel, atleta paraolímpico, tem nanismo mas é um campeão no lançamento do peso. João é praticante olímpico de triatlo. Os três atletas conciliam a alta competição com os estudos superiores por serem bolseiros do programa IMPULSO | Bolsas de Educação Jogos Santa Casa. Um incentivo ao futuro depois das pistas.

“Esta casa significa uma família”

Gonçalo perdeu a mobilidade devido a uma infeção causada pela obesidade mórbida. Fernanda partiu uma perna e faz hemodiálise. Estão ambos internados na Rainha Dona Leonor, em Lisboa, uma das Unidades de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa. Ali, a equipa multidisciplinar ajuda os utentes no caminho para a reabilitação e autonomia.

“Em 2050 as cidades serão o local de residência de 43,2% dos idosos”

“Envelhecer nas grandes cidades” foi o tema da 4.ª edição do Simpósio Interações, em Lisboa. O diretor executivo da Rede Social Europeia, Alfonso Montero, um dos oradores, afirma que os sistemas de proteção social não estão preparados para este boom de população envelhecida e que é preciso investir em cuidados de longo prazo personalizadose num ambiente multissensorial.

Na Malveira, há um refúgio para os traídos pela mente

Na obra social do Pousal, na Malveira, vivem homens e mulheres com de ciência intelectual que são incentivados à autonomia e ao sentido de pertença. Cada vez mais, o foco para estes doentes está no estímulo e num ambiente multissensorial.

Casa para antigos reclusos é a “escola” da vida normal

Nelson Ferreira, de 42 anos, já entrou e saiu do sistema prisional por três vezes, com penas dos quatro aos oito anos por crimes como furtos e agressões. Pela primeira vez na vida, está a tentar ter uma vida fora dos muros, na única casa de transição para reclusos que existe no país, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Um curso com futuro profissional garantido

A pandemia por covid-19 veio evidenciar alterações da comunicação sobretudo em crianças e idosos, o que só acentuou a importância da terapia da fala. A licenciatura nesta área, pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão, tem 100% de saída profissional.

Libertar o corpo e a mente através da arte

Ju, 15 anos, sofre de miosite ossificante, uma doença rara caracterizada pela transformação em osso das articulações e músculos. O terceiro Encontro ExperimenArte, com uma peça de teatro concebida a partir dos desenhos de Ju, e protagonizada por utentes e técnicos da unidade de saúde mental Wmais, da Santa Casa, decorreu no Teatro Armando Cortez, em Lisboa

Ver + notícias

 

Por boas causas | SCML
Subscrever newsletter
Subscreva a Newsletter Exclusivos por email

Conteúdos exclusivos diários dos assinantes Correio da Manhã Exclusivos.

(Enviada diariamente)

Ver exemplo