Incentivar as empresas a apostar na sustentabilidade é um pilar da estratégia do grupo, afirma o CEO da Generali Tranquilidade
13 de fevereiro de 2025 às 09:16No final de mais uma edição bem-sucedida do SME EnterPRIZE – Prémio Europeu de Sustentabilidade para PME, que veio dar visibilidade a mais alguns bons projetos empresariais que apostam na sustentabilidade, estivemos à conversa com Pedro Carvalho, CEO da Generali Tranquilidade.
Qual é o principal objetivo da Generali Tranquilidade com a criação do Prémio Europeu de Sustentabilidade para PME?
A Generali Tranquilidade considera importante que haja cada vez mais empresas – em especial PME, que são a grande maioria do tecido económico – a avançar e a trabalhar na área da sustentabilidade. E é importante que as empresas que apostam na sustentabilidade consigam crescer. Atualmente já vemos empresas que há alguns anos faturavam um, dois ou três milhões de euros e que já chegam aos dez, 20, 30 ou mesmo 40 milhões. É importante demonstrar que a sustentabilidade não é só uma responsabilidade social, como pode ser um motor de crescimento do negócio para que estas PME se possam desenvolver e ganhar escala.
Da sua experiência, a sustentabilidade está a ganhar expressão e a subir nas prioridades da generalidade do tecido económico?
Penso que a sustentabilidade está a tornar-se um tema cada vez mais importante para cada vez mais empresas, não só como uma missão, mas sobretudo como um fator crítico para o negócio. Um bom sinal sobre o crescimento do tema é o facto de termos nos projetos cada vez mais engenheiros, químicos, biólogos e outros profissionais que trabalham em projetos inovadores e que saíram há poucos anos das faculdades, já com a sustentabilidade incorporada no seu pensamento. Estas pessoas estão a contribuir para a renovação do tecido económico e para a transformação das empresas portuguesas.
Por outro lado, noto que a inovação e a aposta na sustentabilidade dependem cada vez menos da existência de indivíduos extraordinários e é cada vez mais algo assumido por toda a organização. Seja pela entrada de novos talentos, pela mudança de mentalidade ou pelo forte investimento em formação, há uma disseminação clara do tema da sustentabilidade no tecido empresarial português. Curiosamente, esta tendência tem sido mais evidente nas empresas privadas do que no setor público.
A Generali Tranquilidade também vê a sustentabilidade como um pilar estratégico do seu negócio?
Temos uma politica de sustentabilidade muito abrangente e ambiciosa. Por exemplo, a Generali integra a Net-Zero Insurance Alliance, sendo a única grande seguradora mundial nesta iniciativa. Mas o nosso compromisso com a sustentabilidade vai além dos nossos objetivos, como o de atingir a neutralidade carbónica, e inclui o apoio aos esforços de sustentabilidade dos nossos clientes e do tecido económico em geral. A longo prazo, queremos estender este compromisso também aos nossos clientes particulares. Refira-se que o sistema financeiro e as seguradoras estão a alinhar cada vez mais as suas políticas comerciais e de investimento com objetivos de sustentabilidade, com o propósito de contribuir para criar um círculo virtuoso que beneficie as empresas e as gerações futuras.
Um bom sinal sobre o crescimento do tema é o facto de termos nos projetos cada vez mais engenheiros, químicos, biólogos e outros profissionais que trabalham em projetos inovadores e que saíram há poucos anos das faculdades, já com a sustentabilidade incorporada no seu pensamento
CEO da Generali Tranquilidade
Que balanço pode fazer desta terceira edição do SME EnterPRIZE?
O balanço que fazemos desta edição é extremamente positivo. O prémio teve mais de 600 candidaturas, muitas delas muito sólidas. A adesão das empresas tem sido crescente ao longo destas três edições, o que é um reflexo da adesão do tecido empresarial aos temas da sustentabilidade. O compromisso das empresas com a sustentabilidade é sem dúvida uma realidade em crescimento.
Encontrar um vencedor é uma tarefa difícil?
Sem dúvida. As candidaturas têm vindo a ganhar qualidade. Felizmente contamos com um júri empenhado e de grande qualidade e com um “knowledge partner” muito competente. Estamos muito otimistas sobre o potencial de crescimento do vencedor deste ano e pensamos que nos vai representar muito bem na final europeia do prémio.
Quais são as suas expetativas para a quarta edição?
Acredito que teremos ainda mais candidaturas e projetos cada vez mais inovadores e surpreendentes. Temos recebido projetos muito bons. Espero que sejam cada vez mais, que continuem a crescer, e a apostar na sustentabilidade.
O sistema financeiro e as seguradoras estão a alinhar cada vez mais as suas políticas comerciais e de investimento com objetivos de sustentabilidade, com o propósito de contribuir para criar um círculo virtuoso que beneficie as empresas e as gerações futuras
CEO da Generali Tranquilidade