page view

Logo CStudio

Icone informativo

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Estes "heróis" são inovadores

Aposta na inovação tecnológica está na base da sustentabilidade do negócio das três PME distinguidas.

13 de fevereiro de 2025 às 09:19

Ao longo de três edições em Portugal, o Prémio SME EnterPRIZE tem maioritariamente distinguido PME nos setores tradicionais da nossa economia como o turismo, o têxtil, ou a metalomecânica, divulgando práticas de inovação e sustentabilidade na chamada “economia real”. Este ano, as distinções foram atribuídas a empresas com modelos de negócio e produtos que são um resultado direto da inovação tecnológica e científica.

Neste contexto, o grande vencedor este ano foi a EcoX. Esta empresa surgiu em 2016 como um dos resultados de um projeto científico da Universidade de Coimbra, que desenvolveu uma tecnologia inovadora  (já patenteada) para transformar óleo alimentar usado em sabão. A partir dessa inovação tecnológica,  e segundo César Henriques, CEO da EcoX, “a empresa desenvolveu e oferece atualmente mais de 100 variantes dos seus produtos de higiene e limpeza, com uma gama dedicada a uso doméstico (casa, louça e roupa) e outra destinada a profissionais, incluindo hotéis, restaurantes e cafés”.

O projeto premiado, denominado EcoX 2.0,  explica o responsável,  “é um modelo de negócio assente na economia circular, e que consiste na recolha de óleo alimentar usado,  através de parceiros, para subsequente transformação em detergentes líquidos sustentáveis, utilizando uma tecnologia 100% verde”. Também na comercialização do seu produto, a EcoX procura seguir uma lógica de sustentabilidade: “Os produtos estão disponíveis a granel, permitindo que os consumidores levem a sua própria embalagem para reutilização e refill, reduzindo o desperdício.” Além disso, a empresa desenvolveu uma embalagem “composta por 50% de plástico reciclado, reforçando o seu compromisso ambiental”, sublinha César Henriques. Em relação ao futuro, e segundo o seu diretor-geral, “a EcoX tem um ADN de inovação e continua a explorar novas formas de reaproveitamento de resíduos para desenvolver novos produtos”. A ambição é  “expandir para outras áreas de negócio, sempre com foco na sustentabilidade”, afirma.

Agricultura do futuro

Um dos dois distinguidos com menções honrosas é a Asfertglobal. Esta empresa é uma multinacional portuguesa, com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de produtos agrícolas, incluindo bioestimulantes, biofertilizantes e soluções de biocontrolo. A Asfertglobal, explica Joaquim Machado, project manager da empresa, “tem uma forte presença internacional, exportando para mais de 35 países, e conta com uma equipa multidisciplinar que impulsiona a inovação e o desenvolvimento de novos produtos ao serviço dos agricultores”.

O projeto distinguido no âmbito do SME EnterPRIZE é o desenvolvimento do Kiplant Endofit. Este produto protetor das plantas e estimulante do crescimento “destaca-se pelo seu potencial na produção de compostos bioativos que impactam diretamente a planta e o microbioma do solo”, afirma o responsável. Para Joaquim Machado, “com o crescimento da população mundial e a limitação da área agrícola disponível, é fundamental oferecer ferramentas inovadoras que aumentem a produtividade de forma sustentável, garantindo a qualidade dos alimentos”, conclui.

Combustíveis sustentáveis

A outra PME distinguida com uma menção honrosa foi a Eco Oil. Fundada em 2001 para apoiar a transferência dos estaleiros de reparação naval da Lisnave de Lisboa para Setúbal, a Eco Oil é especializada no tratamento de resíduos perigosos provenientes da atividade marítima. O projeto distinguido nesta iniciativa é o Eco Green Power, classificado como o primeiro combustível sustentável do mundo certificado pelo International Sustainability & Carbon Certification (ISCC). Segundo Nuno Matos, diretor-geral da empresa, “o Eco Green Power é um combustível 100% reciclado, o que reduz em 99% as emissões de CO2 quando comparado com combustíveis fósseis tradicionais”. Este novo combustível, afirma, “é uma solução para a transição energética, especialmente para indústrias que não têm acesso imediato a combustíveis verdes ou à eletrificação, seja por questões de investimento ou de infraestrutura”.

Nuno Matos, diretor-geral da Eco Oil, recebeu a outra menção honrosa no evento das mãos de Pedro Carvalho, CEO da Generali Tranquilidade, e de Joana Pina Pereira, CDO da Generali Tranquilidade
Nuno Matos, diretor-geral da Eco Oil, recebeu a outra menção honrosa no evento das mãos de Pedro Carvalho, CEO da Generali Tranquilidade, e de Joana Pina Pereira, CDO da Generali Tranquilidade

Os outros 11 finalistas

As restantes 11 empresas finalistas foram igualmente reconhecidas nesta cerimónia pelos seus projetos inovadores e sustentáveis em áreas que vão do turismo à agricultura, passando pelo têxtil e pelas tecnologias. Neste contexto foram distinguidas as seguintes PME: Biofab-Zero – Tecnologias Ambientais (projeto Mykor); by THF (projeto by TEACH – How to Fish); Ecoinside – Soluções em Ecoeficiência e Sustentabilidade (projeto BIOinside); Etfor – Empresa Têxtil (projeto ETFOR Sustentabilidade);  FiberSight – Smart Sensing Solutions (projeto FiberSight); Inspire Ericeira Hotels (projeto IMMERSO Hotel); Martins & Catarino – Exploração Florestal (projeto Certificação de Madeiras e Limpeza Florestal); Momentos Felizes, Senior Care (projeto Jardim das Sensações); Sociedade Agrícola do Monte Novo e Figueirinha (projeto Unidade de Compostagem); Tornetirso – Tornearia de Precisão (projeto TORNETIRSO Mais+); e Viriato (projeto Mais Energia, Melhor Ambiente).

Numa novidade desta terceira edição, os líderes dos vencedores e destas 11 PME finalistas recebem uma inscrição no programa VOICE Leadership Initiative – Formação para líderes de PME, na NOVA SBE.

Agata Rodrigues, apresentadora da CMTV, anunciou os vencedores e as empresas finalistas na cerimónia
Ágata Rodrigues, apresentadora da CMTV, anunciou os vencedores e as empresas finalistas na cerimónia
Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8