Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais C-Studio
8
Especiais C-Studio
i
C- Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo
É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

A importância do seu médico de família

A especialidade dos médicos de família é a medicina geral e familiar e é a porta de entrada, por excelência, para o sistema de saúde
10 de Março de 2020 às 07:01



Redigido por Dr. Pedro Canastreiro (OM53638) e Dr. Sara Santos (OM57022), médicos especialistas em medicina geral e familiar no Trofa Saúde Hospital na Amadora
É uma especialidade global porque contempla todas as doenças ao longo da vida do indivíduo, mesmo antes do seu nascimento e até depois da morte, no apoio à família.

O médico de família é um médico que conhece bem o seu doente, está disponível e acessível nos momentos de doença aguda (no serviço de Urgência), está sempre alerta para diagnosticar as doenças numa fase inicial (prevenção) e acompanha as doenças crónicas, como a obesidade, a hipertensão e a diabetes (nas consultas externas), bastante prevalentes na nossa sociedade.

É importante relembrar que a obesidade favorece a hipertensão, a diabetes, o aumento do colesterol e as doenças do coração e das artérias. Deverá consultar o seu médico de família se tem excesso de peso ou se é obeso e deseja emagrecer e quando tiver dúvidas sobre a dieta que deve seguir.

A hipertensão é também um problema de saúde muito frequente e normalmente não provoca dor ou outros sintomas. No entanto, é fundamental diagnosticar precocemente e prevenir danos no coração (enfarte), nos rins, no cérebro (AVC) e nos olhos (doença da retina). Para ajudar a combater esta doença deverá evitar o excesso de sal, não fumar, vigiar a sua dieta (evitando as gorduras e comendo mais fruta e verduras), manter o seu peso ideal, manter-se ativo, evitar o álcool em excesso e cumprir a medicação prescrita. Deverá consultar o seu médico de família sempre que a sua pressão arterial não está bem controlada (deve ser inferior a 140/90 mmHg) e deverá recorrer às Urgências se surgir dor de cabeça muito intensa e repentina, visão desfocada, dor no peito ou sensação de falta de ar.

A diabetes tipo 2 é uma doença caracterizada pelo aumento do açúcar no sangue e a sua complicação mais importante é a arteriosclerose, com compromisso do fluxo sanguíneo no coração, nas artérias dos olhos, rins e pernas. Para prevenir o aparecimento desta doença é importante manter um peso adequado e praticar exercício físico regular. Deve caminhar com passo acelerado pelo menos 45-60 minutos, 4 a 5 dias por semana. Uma alimentação correta é um dos pilares do tratamento: repartir os alimentos em 5-6 refeições por dia, consumir diariamente saladas, hortaliças e fruta e evitar comer doces, fritos e refrigerantes. Uma das grandes vantagens de ter um médico de família é ter um profissional que conhece bem o indivíduo com todas as suas doenças e ter a possibilidade não só de o tratar com os medicamentos, como também o orientar para estilos de vida saudáveis.

No Grupo Trofa Saúde Hospital na Amadora, dispomos de uma equipa de médicos de medicina geral e familiar com diferenciação avançada, disposta a receber o doente 24h/dia, 365 dias/ano, no serviço de urgência e posterior reavaliação e acompanhamento em consulta externa.