Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais C-Studio
7
Especiais C-Studio
i
C- Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo
É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Aparelhos invisíveis: estéticos, confortáveis e removíveis

Para o tratamento ortodôntico podem ser utilizados diversos tipos de aparelhos fixos ou removíveis
20 de Novembro de 2020 às 07:21


Redigido por Dr.ª Lara Madeira Rosa (OMD7013), Médica Dentista no Trofa Saúde Loures

A ortodontia é a especialidade da medicina dentária que visa o diagnóstico, a prevenção e o tratamento da posição dentária e dos maxilares de modo a melhorar a estética e a função das arcadas dentárias.

Os aparelhos invisíveis são uma alternativa aos aparelhos metálicos convencionais em grande parte dos tratamentos ortodônticos. São alinhadores transparentes, praticamente impercetíveis, têm grandes vantagens em termos estéticos e são bastante cómodos, pois não têm arcos metálicos nem brackets, que muitas vezes originam situações de urgência e dolorosas nos indivíduos.

O aparelho invisível é uma série de alinhadores fabricados especificamente para a própria pessoa, através de um molde da sua boca, que é posteriormente digitalizado. É feito um estudo ortodôntico através de exames radiográficos, moldes da boca e fotografias intra e extraorais. O caso é planeado virtualmente, em que se podem definir os movimentos dos dentes para o seu alinhamento, sendo que os alinhadores são fabricados de acordo com o plano de tratamento estipulado.

Cada alinhador deve ser utilizado 22h por dia durante duas semanas e só deve ser removido para comer, beber e higienizar, sendo substituído pelo seguinte alinhador pelo próprio utilizador. Sendo um aparelho removível exige disciplina na sua utilização, pois só utilizando com a frequência necessária se conseguirão obter os resultados planeados.

Com os aparelhos invisíveis removíveis, a alimentação e a higienização estão mais facilitadas. Não há restrições alimentares e a escovagem e a utilização do fio dentário fazem-se normalmente como se estivessem sem o aparelho. As consultas são agendadas periodicamente para avaliar a evolução do tratamento, mas ainda assim, requer um acompanhamento menos frequente do que com os aparelhos metálicos convencionais.

É necessário fazer uma consulta com um médico dentista para avaliar a possibilidade do tratamento do caso com o aparelho invisível, sendo sem dúvida um aparelho com a maior vantagem estética e confortável para o doente. O Trofa Saúde Loures dispõe de uma equipa de médicos dentistas altamente diferenciada e apta a tratar de problemas relativos à estética do seu sorriso.

Face à atual pandemia, as unidades hospitalares Trofa Saúde adotaram medidas de segurança, passando a dispor de um canal próprio e personalizado de atendimento na medicina dentária, que facilita a receção e o acompanhamento de cada doente; aumentando o tempo de consulta; assegurando a renovação do ar dos consultórios após cada consulta e desinfetando periodicamente todos os espaços. No Trofa Saúde conte com serviços de medicina dentária seguros, totalmente equipados e confortáveis.