Reintegrar socialmente aqueles que viram a vida parar subitamente, por causa do impacto de uma colisão ou de um despiste. É para este objetivo, de apoio aos sinistrados em acidentes de trabalho, que Ricardo Silvestre, psicólogo no gabinete WeCare da Fidelidade, trabalha diariamente.
Ser psicólogo no gabinete WeCare é ajudar os sinistrados no processo de desenvolvimento de novas competências para conseguirem ser reintegrados profissionalmente. O trabalho psicológico e neuropsicológico é um dos alicerces para ajudar na retoma à vida e à vontade de viver.
Ricardo sublinha que a abordagem dentro do gabinete WeCare tem sempre em conta dois princípios: holístico e casuístico.
Ricardo lembra um caso que o marcou bastante: Miguel Soares, um sinistrado jovem "com 30 e poucos anos" que, por azar, sofreu um acidente aos 20 anos e que ficou com a vida suspensa e sem ânimo, na altura. Foi através do processo de reabilitação, iniciado através do WeCare, que voltou a ter vontade de conceber projetos para o futuro. Só precisava das pessoas certas para o ajudar a caminhar nessa direção.
Guiados pelos dois objetivos macro: dar autonomia ao sinistrado, e garantir o seu bem-estar, aos profissionais WeCare, que incluem assistentes sociais e psicólogos, devolvem a felicidade que se perdeu no meio da falta de esperança. Escolher a Fidelidade e o programa WeCare, é escolher voltar à vida. São pessoas como Ricardo Silvestre que tornam todo este processo um pouco mais fácil.