Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais C-Studio
9
Especiais C-Studio
i
C- Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo
É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Vera, a assistente social que vê no sinistrado o que o próprio não consegue ver

A ideia de uma assistente social exercer funções numa seguradora era, para ela, fora da realidade. Hoje, Vera Messias agradece por fazer parte do projeto WeCare da Fidelidade
21 de Junho de 2023 às 10:17

Quando percebeu que podia juntar a área da saúde à problemática da deficiência provocada pelos acidentes graves, Vera Messias percebeu que era na Fidelidade que queria ficar. Concretamente, no gabinete WeCare da seguradora, que tem uma equipa interdisciplinar dedicada ao apoio aos clientes que foram vítimas de acidentes de trabalho e tiveram de passar por uma reabilitação física, psicológica e social. 

Vera Messias olha para cada pessoa como um caso isolado, com as suas especificidades. Defende que "tão importante como conhecer a apólice que regulariza o sinistro é conhecer realmente a pessoa que teve o acidente". A sua família. O seu contexto holístico. Daí nasce um novo projeto de vida, direcionado especificamente para as necessidades de cada um.





"A pessoa que sofre o acidente não pode mudar esse evento traumático na sua vida. Mas pode efetivamente escolher a pessoa que quer ser no futuro."



Vera recorda um caso de superação. Um jovem que sofreu um acidente de mota enquanto se deslocava para o trabalho. Resultou numa amputação no membro inferior mas, desde cedo, mostrou autodeterminação, resiliência e foco no processo de reabilitação.

Neste caso, a força de vontade e o apoio que recebeu de Vera e dos seus colegas do WeCare ditaram uma recuperação mais rápida do que se previa: o jovem rapidamente regressou à sua atividade laboral e foi possível conseguir em simultâneo, que aceitasse fazer desporto adaptado. O jovem integra neste momento a equipa de basquete da Associação Portuguesa de Deficientes de Lisboa e recentemente foi pai, como contou Vera Messias.

Para profissionais como Vera não há impossíveis. A melhor recompensa que a equipa WeCare pode ter é o sorriso aberto de quem teve a vida interrompida mas depois voltou a viver.