Bayern de Munique estudou saída do campeonato alemão e da UEFA

'Football Leaks' revela plano dos bávaros para criar uma 'super-liga' com 11 clubes de topo da Europa.

02 de novembro de 2018 às 19:11
2018-11-02_18_38_54 9293235.JPG
Bayern de Munique, presidente do Conselho Diretivo, desporto, futebol, Karl-Heinz Rummenigge Foto: Alexander Hassenstein/Reuters
Bayern de Munique, Qatar, Karl-Heinz Rummenigge, Comissão de Desenvolvimento do Parlamento Europeu, Norbert Neuser, Direitos Humanos, Elena Valenciano, futebol Foto: Reuters

1/3

Partilhar

O  jornal alemão 'Der Spiegel divulgou esta sexta-feira novos documentos do ''Football Leaks' que visam Bayern Munique. O artigo do jornal alemão revela que o clube liderado por Karl-Heinz Rummenigge - que tem dominado a Bundesliga  - estudou detalhadamente as consequências do 'abandono' da UEFA. Mas as intenções dos bávaros iam mais longe, o clube quis mesmo perceber as consequências legais de deixar o campeonato alemãopara jogar uma nova superliga europeia, que juntava 11 gigantes do futebol do Velho Continente.

Em 2016, os bávaros aconselharam-se juridicamente sobre a possibilidade de impedir a convocatória dos seus jogadores para a seleção alemã, assim como as responsabilidades legais da federação nacional germânica e associações internacionais de responsabilizarem o clube pelo abandono das suas competições.

Pub

Micheal Gerlinger, diretor jurídico do Bayern Munique, manteve reuniões com a Cleary Gottlieb, empresa de advogados sediada em Nova Iorque mas com escritórios espalhados pela Europa, em 2016, no qual foram debatidas as consequências legais desta retirada dos alemães da UEFA, que, ao mesmo tempo, mantinham reuniões com seis outros emblemas do topo do Velho Continente para lançar a futura Super League.

A UEFA, face ao rumo dos acontecimentos, só conseguiu evitar o cenário de rutura com promessas de maior distribuição de dinheiro nas competições europeias e mais poder para os clubes dissidentes, a ter início em 2018/19. O acordo entre os gigantes da Europa tinha como data prevista de assinatura o presente mês de novembro de 2018.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar