20.º caso humano de gripe das aves
O vigésimo caso de infecção humana por gripe das aves na Tailândia foi confirmado esta segunda-feira, depois de terem sido positivos os resultados dos testes realizados a uma mulher de 50 anos internada com sintomas da doença.
O director-geral do Departamento de Controlo das Doenças da Tailândia, Thawat Suntrajan, revelou que “a mulher foi infectada quando ajudava o marido a limpar a capoeira onde guardavam as suas galinhas”, acrescentando que “a doente está bem e encontra-se em tratamento num hospital de Banguecoque”. O marido, aparentemente saudável, encontra-se em quarentena a aguardar ainda pelos resultados dos testes a que também foi sujeito.
A quinta do casal localiza-se em Bang Bua Thong, a noroeste da capital tailandesa, onde foi detectado este ano um foco da gripe das aves. Já este mês, um tailandês perdeu a vida depois de cortar e comer uma galinha infectada pelo H5N1, a estirpe mais perigosa da gripe das aves para os seres humanos. O filho deste homem também foi contagiado, mas encontra-se já fora de perigo depois de ter sido sujeito a tratamentos no hospital.
A gripe das aves já causou mais de 60 mortes na Ásia, a maioria das quais no Vietname, sendo que a Tailândia contabiliza 13 vítimas mortais desde 2003.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt