Forte sismo volta a sacudir Nova Caledónia
Região assenta sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico e já tinha sofrido outro abalo na terça-feira.
Um terramoto de magnitude 6,1 na escala de Richter sacudiu esta quarta-feira um grupo de ilhas da Nova Caledónia, arquipélago francês no Pacífico Sul, sem que tenha sido emitido alerta de tsunami ou reportada a ocorrência de vítimas.
O sismo, que sacudiu as Ilhas Lealdade, teve o hipocentro a dez quilómetros de profundidade no leito marinho, indicou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitoriza a atividade sísmica mundial.
O terramoto ocorreu a 109 quilómetros a leste de Tadine, na ilha de Maré, em Lealdade, e a 262 a leste de Numea, a capital da Nova Caledónia.
O Serviço de Alertas de Tsunami do Pacífico não emitiu qualquer alerta relativamente ao risco de um tsunami.
O sismo teve lugar um dia depois de outro forte terramoto -- de magnitude 6,8 -- ter atingido a mesma região, o qual foi seguido de inúmeras réplicas, das quais mais de uma dezena de magnitude superior a 5.
A Nova Caledónia assenta sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico e dos vulcões submarinos da Bacia de Lau, razão pela qual é recorrentemente sacudida por movimentos telúricos.
Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt