Correio da Manhã

Previsão de subida de tempo quente deixa 12 distritos em alerta amarelo
Foto Getty Images
Calor
Foto Pedro Catarino
Foto Luís Costa
Evite estar exposto ao sol nas horas mais quente e beba muita água
Por Lusa | 06:48
  • Partilhe
Temperaturas vão chegar aos 38 graus no centro do país, segundo o IPMA.

Doze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga vão estar sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima a partir das 10:00 e até às 21h00 de hoje.

O IPMA colocou também os grupos ocidental (ilhas das Flores e Corvo) e central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial) sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, pontualmente forte, podendo ser acompanhada de trovoadas.

No grupo ocidental o aviso vai estar em vigor até às 18:00 e no grupo central termina no final do dia de hoje.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido quando há uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

PUBLICIDADE
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral Centro até final da manhã e no interior durante a tarde e vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado no litoral oeste, em especial durante a tarde.

Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte de nordeste até ao meio da manhã e a partir do final da tarde.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal no litoral Centro e subida de temperatura, em especial da máxima no litoral Norte e Centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 13 graus (em Braga e em Aveiro) e os 24 (em Portalegre) e as máximas entre os 26 (em Aveiro) e os 38 (em Santarém).

Nas ilhas das Flores e Corvo (grupo ocidental) estão previstos períodos de céu muito nublado, com abertas para a tarde, aguaceiros, que poderão ser fortes, possibilidade de trovoadas e vento oeste moderado.

PUBLICIDADE
O IPMA prevê para as ilhas Terceira, S. Jorge, Graciosa, Pico e Faial (grupo central) céu geralmente muito nublado, aguaceiros, que poderão ser fortes, possibilidade de trovoadas e vento oeste bonançoso.

Para as ilhas de S. Miguel e Santa Maria estão previstos períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto, aguaceiros, especialmente a partir da tarde. Possibilidade de trovoadas e vento fraco a bonançoso de oeste, rodando para noroeste.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão variar entre os 22 e os 28 graus, na Horta entre os 22 e os 27 e em Angra do Heroísmo e em Ponta Delgada entre os 21 e os 26.

Siga o CM no Facebook.

  • Partilhe
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE