"Parto-te a tromba. És um anão": Deputado do Chega ameaça assessor socialista
Publicação nas redes sociais na origem do confronto na Assembleia da República.
O deputado e líder da bancada do Chega, Pedro Pinto, abordou o assessor do PS Nuno Saraiva num corredor da Assembleia da República (AR) e ameaçou-o com expressões como “parto-te a tromba” e “és um anão”, apurou o CM, junto de fontes parlamentares.
Na origem do confronto está uma publicação de Saraiva nas redes sociais que exalta o papel do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, ao repreender o Chega e agradecer o contributo dos “muitos milhares de imigrantes que aqui trabalham”. “Isto é defender a dignidade da Democracia, das instituições e de todos os cidadãos. É assim que se combatem os fascistas, racistas e xenófobos”, escreveu o assessor do PS na sua página do Twitter.
Ao CM, Pedro Pinto confirmou que abordou Nuno Saraiva nos corredores da AR por se sentir insultado com a publicação, mas que nunca usou qualquer tom ameaçador. Por seu lado, Nuno Saraiva chamou “palhaço” a Pedro Pinto. “Nunca ameacei jornalistas na vida”, tal como “nunca iria ameaçar ninguém nos corredores, principalmente quando há pessoas a ver”, sublinhou o deputado do Chega.
De acordo com declarações ao CM de cinco testemunhas que se encontravam no local, Pedro Pinto encontrou Nuno Saraiva e tentou encostar a sua testa à do assessor do PS, num tom provocatório, enquanto ameaçava partir-lhe a “tromba”.
“Ainda tens muito que crescer para me chamares fascista”, disse Pedro Pinto, antes de Nuno Saraiva responder com “palhaço”. Segundo duas das testemunhas, Pedro Pinto manteve um olhar de desafio até ao fim, demonstrando vontade de escalar a troca verbal para uma disputa física.
Chega pede "audiência urgente" a Marcelo
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt