Agricultores em Beja desmobilizaram e vão reunir-se com ministra

Manifestantes receberam a garantia de que vão receber os apoios que tinham sido retirados.

03 de fevereiro de 2024 às 12:58
Protesto dos agricultores em Portugal Foto: Ricardo Ponte
Partilhar

Os agricultores em protesto junto à fronteira de Vila Verde de Ficalho (Beja), desmobilizaram na última noite, depois de receberem a garantia do Governo de que vão receber os apoios que tinham sido retirados.

Em declarações à agência Lusa, José Maria Charraz, um dos elementos do movimento de agricultores, explicou que o Ministério da Agricultura "cedeu" às exigências dos profissionais do setor, tendo os agricultores desmobilizado da fronteira de Vila Verde de Ficalho "perto da meia-noite" de sexta-feira.

Pub

José Maria Charraz disse ainda que na quinta-feira vai decorrer em Moura, também no distrito de Beja, "uma reunião presencial" com a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, a partir das 19h00.

Fonte do Comando Territorial de Beja da GNR disse à Lusa que o trânsito voltou a circular com normalidade durante a última noite na fronteira de Vila Verde de Ficalho e que "todos" os tratores que se encontravam no local já desmobilizaram.

Desde quinta-feira que os agricultores portugueses se têm manifestado pela valorização do setor e condições justas, tal como tem acontecido em outros pontos da Europa.

Pub

O Governo avançou com um pacote de ajuda de mais de 400 milhões de euros destinados a mitigar o impacto provocado pela seca e a reforçar o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), garantindo que a maior parte das medidas entra em vigor este mês, com exceção das que estão dependentes de 'luz verde' de Bruxelas.

A Comissão Europeia vai preparar uma proposta para a redução de encargos administrativos dos agricultores, que será debatida pelos 27 Estados-membros a 26 de fevereiro.

Os protestos dos agricultores portugueses são organizados pelo Movimento Civil de Agricultores, que se juntou às manifestações que têm ocorrido em outros países europeus, incluindo França, Grécia, Itália, Bélgica, Alemanha e Espanha.

Pub

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar