Portugal atento às suspeitas de espionagem chinesa, diz Costa

Foram debatidas as relações da União Europeia (UE) com a China e os avanços tecnológicos do 5G, que têm sido marcados pelas suspeitas de espionagem chinesa por parte da Huawei.

22 de março de 2019 às 15:29
António Costa Foto: Lusa
António Costa Foto: Lusa
Telemóveis Foto: Getty Images

1/3

Partilhar

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou esta sexta-feira que Portugal segue "com toda a atenção" as suspeitas de espionagem chinesa em equipamentos móveis de quinta geração (5G), mas notou que "não depende da marca do telemóvel ser ou não escutado".

"Há um entendimento geral [entre os Estados-membros] de que deve haver uma troca de informação relativamente a essas matérias [...]. Portugal segue esse tema com toda a atenção, tendo em conta que a Altice e a Huawei assinaram um acordo de cooperação", afirmou hoje o chefe de Governo aos jornalistas em Bruxelas, no final do Conselho Europeu de primavera.

Pub

Após um encontro em que foram debatidas as relações da União Europeia (UE) com a China e também os avanços tecnológicos do 5G, que têm sido marcados pelas suspeitas de espionagem chinesa por parte da Huawei, António Costa assinalou que "não depende da marca do telemóvel ser ou não escutado".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar