A cidade de Kotor: Montanhas cercam cidade onde é espelhado o passado
As muralhas e as montanhas com quase mil metros servem de moldura para o quadro da cidade medieval.
As muralhas e as montanhas com quase mil metros servem de moldura para o quadro da cidade medieval de Kotor, no sudoeste de Montenegro.
A muralha começa à superfície da baía e sobe até às cordilheiras. Para chegar ao topo da aventura é necessário que se predisponha a subir 1350 degraus.
Quando lá chegar, encontrará o castelo de São João, uma construção do século IX, já alvo de várias requalificações. A vista, que lhe surgirá cerca de uma hora depois, compensa o esforço da subida.
Se não conseguir chegar ao ponto mais alto e optar por ficar pelo caminho, pare na igreja de Nossa Senhora da Saúde, do século XV. O passado ainda presente está espelhado nas várias igrejas românicas, inclusive na Catedral de Kotor, e prédios históricos.
Ficha de viagem
Como chegar
Montenegro tem dois aeroportos, mas o mais concorrido fica em Dubrovnik, na Croácia, a 15 minutos da fronteira. É por lá que chegam muitos turistas, bem como através de cruzeiros.
Onde ficar
No coração de Kotor, no interior das muralhas, está o Hotel Marija, localizado num edifício de pedra. A unidade turística fica a 100 metros do mar e junto a bares e restaurantes.
Ilhas na baía de Kotor conquistam os turistas
Reza a lenda que a ilha de Nossa Senhora das Rochas foi construída por pescadores que, naquele local, encontraram uma imagem de Virgem Maria, no século XVII.
É lá que se encontra um museu e uma igreja católica com o mesmo nome da ilha que podem ser visitados. Este é apenas um dos dois pedaços de terra rodeados pelo mar Adriático que se encontram ao largo da costa de Perast, na Baía de Kotor.
Ao contrário desta, a de São Jorge (Ostrvo Sveti Ðorde) é uma ilha natural, com um mosteiro. As águas do mar são cristalinas e calmas.
Turismo de cruzeiro
Enormes e luxuosas embarcações saltam à vista
Principalmente durante o verão, chegam à cidade cruzeiros provenientes de vários pontos do mapa. As enormes e luxuosas embarcações destacam-se e prendem a atenção.
Quando partem, ao fim do dia, levam consigo as enchentes de visitantes que fizeram de Kotor uma das suas paragens de cruzeiro. Este é considerado um ponto de visita imperdível nos roteiros dos cruzeiros pelo sudeste da Europa.
Também poderá chegar à cidade de Kotor de autocarro e ficar igualmente deslumbrado. Os preços da hotelaria e restauração são acessíveis, a manutenção da arquitetura medieval valeu à cidade o título de Património da Humanidade.
Onde comer e o que fazer Presunto famoso
Museu marítimo
Exposições sobre a história náutica, incluindo maquetes de navios, pinturas e móveis podem ser vistas no tradicional Museu Marítimo.
Bar Havana
O Bar Havana tem uma localização privilegiada com vista para a praia. Em época alta tem DJ e música ao vivo. É ideal para festas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt