Refugiado é a palavra do ano 2015
Vocábulo venceu com mais de 30% dos votos.
"Refugiado" foi eleita a Palavra do Ano 2015, anunciou esta segunda-feira o grupo Porto Editora, que organiza a iniciativa desde 2009.
O anúncio foi feito na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, nos arredores de Lisboa, tendo a palavra "Refugiado", que desde o início liderou as escolhas dos cibernautas, saído vencedora com 31% dos votos expressos.
Desde o início de dezembro último, quando abriu a votação 'online' em www.palavradoano.pt, participaram na escolha "mais de 20.000" cibernautas, disse à Lusa fonte do grupo editorial.
À palavra "Refugiado" seguiu-se, em segundo lugar, com 17% dos votos, o vocábulo "Terrorismo" e, em terceiro, com 16% de 'cliques', "Acolhimento".
O quarto posto é ocupado por "Esquerda", com 8% dos votos, logo seguida de "Drone", com 7%, que ficou a meio da tabela.
Os cinco últimos lugares são ocupados por "Plafonamento", com 6%, "Bastão de selfie", com menos um ponto percentual (5%), "Festivaleiro" (4%), e os dois últimos, ambos com 3% dos votos, são os vocábulos "Superalimento" e "Privatização".
Escola revela atitude de acolhimento
Rui Marques, que lidera a Plataforma de Apoio aos Refugiados, saudou os portugueses pela escolha de "Refugiado" como a palavra do Ano 2015, lembrando que esta opção revela uma "atitude de acolhimento, respeito e empatia".
A escolha dos portugueses deixa "implícita uma atitude de abertura, de acolhimento, respeito, de empatia e capacidade de perceber o drama" dos refugiados, sublinhou Rui Marques em declarações à agência Lusa.
"Queria saudar a escolha dos portugueses ao terem dado relevância a este tema e a esta palavra porque sublinha a dimensão humana desta tragédia. Quando falamos de refugiados, falamos de pessoas, de histórias concretas, de situações de sofrimento, mas também de uma enorme resiliência, de uma procura de esperança e da capacidade de lutar pelo seu futuro", acrescentou.
Para Rui Marques, esta opção mostra que "os portugueses são sensíveis a este tema e quiseram colocá-lo como tema do ano de 2015".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt