Condutor que atropelou adepto é do Benfica

Suspeito da morte de italiano já identificado pela PJ. Detenção pode acontecer ainda hoje.

22 de abril de 2017 às 08:31
Marco Ficini, o adepto atropelado junto ao Estádio da Luz
Adepto a ser assistido Foto: Direitos Reservados
juve leo Foto: josé moreira
2017-04-22_08_58.19 rotunda benfica.jpg
Rotunda, atropelamento, estádio da luz, adepto, sporting, morto Foto: Vítor Mota
Rotunda, atropelamento, estádio da luz, adepto, sporting, morto Foto: Vítor Mota
Rotunda, atropelamento, estádio da luz, adepto, sporting, morto Foto: Vítor Mota
Rotunda, atropelamento, estádio da luz, adepto, sporting, morto Foto: Vítor Mota
2017-04-22_08_32.34 juve leo.jpg
juve leo, claque, sporting Foto: Manuel Araújo
Adepto encontrado morto junto ao Estádio da Luz Foto: Direitos Reservados
marco ficini, adepto, sporting, fiorentina Foto: Facebook

1/12

Partilhar

Um italiano ligado à Fiorentina mas que também será adepto do Sporting morreu na madrugada deste sábado junto ao Estádio da Luz.

Pub

Marco Ficini, de 41 anos, estaria com elementos da claque leonina Juve Leo, de que faria parte, quando foi colhido brutalmente por um automóvel junto à rotunda das piscinas do Estádio da Luz.

CM sabe que a Polícia Judiciária já terá identificado o condutor do veículo e a detenção deverá acontecer nas próximas horas ou amanhã. O homem será adepto do Benfica.

Pub

O caso ocorreu por volta das 3h00, num contexto de confrontos entre as claques rivais. Ao que o CM apurou, tudo começou com uma guerra de pedras entre grupos rivais, na sequência da qual se deu o atropelamento. 

Depois de a vítima ter sido atropelada, todos os elementos que estavam no local puseram-se em fuga. As autoridades deram com a vítima, já sem vida, abandonada no chão.

1 / 6
FOTO: Bruno Colaço
Um minuto de silêncio foi cumprido antes do início do Sporting-Benfica
FOTO: Bruno Colaço
Um adepto com a camisola do clube italiano Fiorentina, na bancada, entre os adeptos do Sporting
FOTO: Bruno Colaço
Uma adepta com o cachecol do clube italiano Fiorentina, na bancada, entre os adeptos do Sporting
FOTO: Pedro Ferreira
Sporting ofereceu uma coroa de flores a adeptos italianos presentes no intervalo do jogo
FOTO: Pedro Ferreira
Sporting ofereceu uma coroa de flores a adeptos italianos presentes no intervalo do jogo
FOTO: Bruno Colaço
Tarja em homenagem ao adepto italiano da Fiorentina e do Sporting
Pub

Ao que o CM apurou, o crime, inicialmente participado à PSP, está a ser investigado pela secção de homicídio da Polícia Judiciária de Lisboa, que está tratar o caso como um homicídio. Os investigadores acreditam que o atropelamento do adepto terá sido intencional.

O condutor que atropelou o adepto pôs-se em fuga. A PJ está a ver todas as câmaras de videovigilância do local entre as quais as de acesso à Segunda Circular e Avenida Lusíada.

O Sporting recebe este sábado o Benfica num jogo que se disputa em Alvalade pelas 20h30. O jogo pode ser decisivo para o título de campeão e tem sido marcado por acesas trocas de acusações entre os dois clubes.

Pub

Site italiano confirma identidade da vítima

O site de adeptos da Fiorentina Fiorentina News confirma entretanto que o adepto que morreu em Lisboa é Marco Ficini, de 41 anos. O italiano era membro do grupo de apoio ao clube de Florença, o Viola Club 7 Bello 1965. O site lembra que existe há muito uma parceira entre os adeptos de Florença e os do Sporting.

PSP não confirma desacatos

Pub

Hugo Abreu, comissário da PSP, disse à CMTV que esta força não confirma que tenha havido desacatos junto ao Estádio da Luz, adiantando que esta força lida com "um caso de atropelamento e fuga". 

No entanto, o CM sabe que o caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária, que o encara como um crime de homicídio.

Mãe de jovem que passou no local conta cenário de violência

Pub

A mãe de um jovem que passou na zona do atropelamento conta que o carro do filho foi alvejado com pedras e garrafas. O jovem passou pela rotunda na madrugada deste sábado, por volta das 2h00, e encontrou "uma confusão de carros e pessoas".

"Eram cerca de 40 pessoas a agredirem-se. O meu filho abriu o vidro para dizer que não era de nenhum clube mas o carro dele foi alvejado com ferros e garrafas e ele teve de acelerar dali para fora". A mãe diz que o filho "viu pessoas a agredirem-se" e que o jovem foi alvo de uma tentativa de agressão. "Chegou a casa com o carro todo amolgado e num estado de nervos terrível".

A mãe foi ao local onde o filho foi atacado e conta que viu a vítima de atropelamento caída no chão. "Fui fazer queixa aos polícias que estavam no local e reparei que estava um homem caído no chão. O agente com quem falei disse-me que havia um caso bem pior do que o do meu filho, o de um homem que estaria morto. Ouvi depois a comunicação na rádio da polícia a confirmar que ele estava morto".

Pub

Marcelo apela ao fim da violência no desporto

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou este sábado em Viana do Castelo, ao fim da "violência verbal e física" na sociedade e também no desporto quando falava de solidariedade e inclusão social num encontro nacional de Juventude.

"Não faz sentido. O desporto é uma escola de civismo não pode ser um palco de lutas estéreis. Não faz sentido. Também aí o vosso papel é essencial", apelou o chefe de Estado aos mais de mil jovens de todo o país, Açores e Madeira que participam no 15.º Encontro Nacional de Associações Juvenis (ENAJ) promovido pela Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ).

Pub

FPF lamenta morte de italiano

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) lamentou a morte de um cidadão italiano, junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, antes do dérbi da 30.º jornada da I Liga, apelando a que as atenções se concentrem nos jogadores.

Fonte oficial da FPF assegurou à Lusa estar em contacto com as autoridades, acrescentando que não vai emitir qualquer posição pública enquanto não houver um esclarecimento das circunstâncias em que os acontecimentos decorreram.

Pub

"O futebol é um desporto. Apenas um desporto. Ainda há menos de um ano o país se uniu só com as cores de Portugal. O jogo desta noite deve ser vivido no respeito pelos atletas, nenhum deles com responsabilidade nos mais recentes acontecimentos. O jogo desta noite terá uma forte exposição nacional e internacional. Que todos saibam estar à altura dessas circunstâncias", frisou a fonte federativa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar