Autor de "Calvin & Hobbes" vence grande prémio de BD
Norte-americano Bill Watterson, foi o vencedor do Festival Internacional de BD.
O criador da série "Calvin & Hobbes", o norte-americano Bill Watterson, foi o grande vencedor do prémio de banda desenhada (BD) de Angoulême, em França. O CM publica diariamente no jornal as tiras da série "Calvin & Hobbes".
Os números falam por si: as histórias do menino e do seu tigre, foram já publicadas em 2.400 jornais e venderam 30 milhões de álbuns em todo o mundo.A série publicada entre 1985 e 1995 fez críticas sociais de forma implícita e com humor, através da ilustração de inúmeras aventuras entre as personagens.
A BD publicada em 40 línguas, recebeu agora a mais prestigiada distinção da banda desenhada francófona..
O japonês Katsuhiro Otomo, autor de "Akira" e o argumentista e escritor britânico Alan Morre, responsável pela saga "Watchmen", foram também os importantes finalistas do grande prémio do festival.
O concurso mobiliza 200 mil visitantes e tem como morada a localidade francesa Angoulême, que ficou conhecida há 40 anos por receber o mais importante evento europeu de banda desenhada.
Já em 1992, Watterson recebeu, no mesmo festival, o prémio para melhor 'comic book' estrangeiro. Nesta 41ª edição de Angoulême, foi a vez do criador do "menino e do tigre" levar o grande prémio.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt