Bancos privados de recolha de gâmetas com excedente de ovócitos dispostos a cedê-los a SNS
A Sociedade Portuguesa de Medicina de Reprodução alertou que a campanha de doação de gâmetas levou os bancos privados a terem um excedente de ovócitos, estando disponíveis para os ceder ao SNS, que não tem capacidade para as receber.
A campanha "Dá vida à esperança", com duração prevista de um ano, foi lançada pela Sociedade Portuguesa de Medicina de Reprodução (SPMR) em março para combater a escassez de ovócitos e espermatozoides e diminuir as listas de espera para tratamentos de infertilidade.
"Tivemos um 'feedback' dos centros privados e públicos que houve um aumento do número de candidatos que recorreram a esses centros para doar, mas infelizmente" os bancos públicos não permitiram que essas doações se concretizassem por falta de capacidade, disse hoje à agência Lusa o presidente da SMPR, Pedro Xavier.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt