Polícia francesa evita ataque
Alerta em França. Notícia em atualização permanente.
Salah Abdeslam, o homem mais procurado da Europa, escapou este domingo às operações policiais em Bruxelas. Foram detidas 16 pessoas nas operações desta noite e foram feitas 19 buscas domiciliárias. Entretanto, 15 destes detidos foram libertados e um foi acusado de terrorismo e de particiapção nos atentados em Paris. A Bélgica aumentou no sábado para o nível máximo o alerta de terrorismo, que significa "ameaça iminente", e que se mantém este domingo. A medida acontece uma semana após os ataques do Daesh em Paris (a 13 de novembro), que provocaram 130 mortos e 350 feridos. "A análise que foi efetuada [em Bruxelas] demonstra uma ameaça séria que requer medidas específicas de segurança assim como a divulgação de recomendações especiais junto da população", acrescenta o gabinete de crise que depende do Ministério do Interior belga. Como medida preventiva, foi encerrado, logo pela manhã de sábado, o metro na capital Bruxelas e vai continuar pelo menos até às 15 horas de domingo. Abdelhamid Abaoud, o "cérebro" dos atentados em Paris, planeava fazer outro atentado em França. A operação policial em Saint-Denis impediu este ataque.
----------
26-11-2015 - quinta-feira - 14h52 - Autoridades belgas fazem rusga perto da fronteira francesa. Operação ligada aos atentados de Paris.
20h55 - A chanceler alemã, Angela Merkel, lamentou esta quarta-feira que o controlo das fronteiras exteriores da União Europeia (UE) "não esteja suficientemente garantido", e insistiu em que os europeus se entendam com a Turquia para pôr ordem no fluxo de refugiados.
19h35 - Os 27 parceiros da França na União Europeia (UE) vão apoiá-la direta ou indiretamente nas suas operações militares, anunciou esta quarta-feira o ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian.
17h40- O encontro do campeonato belga de futebol entre o Anderlecht e o OH Leuven, marcado para domingo, vai ser disputado à porta fechada, por razões de segurança, anunciou esta quarta-feira o clube de Bruxelas. O Anderlecht anunciou em comunicado que esta decisão, tomada com a concordância dos clubes, da polícia e da câmara de Bruxelas, é uma medida de precaução motivada pela situação de alerta máximo que se vive na capital belga e que vigora pelo menos até à próxima terça-feira.
15h37 - Os eurodeputados defenderam esta quarta-feira que deverá haver um aumento na troca de informações entre Estados-membros e agências da União Europeia (UE), no âmbito da luta antiterrorista e deverá surgir uma lista "negra de 'jihadistas' europeus" e presumíveis terroristas.
12h57 - O Governo alemão vai enviar 650 soldados para o Mali, anunciou esta quarta-feira a ministra da Defesa alemã, com o objetivo de apoiar a França, que está a travar uma luta contra o grupo extremista Estado Islâmico.
12h43 - Apesar da ameaça terrorista e da reabertura em nível de alerta laranja na Escola Europeia de Bruxelas II (EEB2), pais de alunos portugueses ouvidos esta quarta-feira pela Lusa afirmaram que é preciso acreditar que tudo correrá bem.
25-11-2015 - quarta-feira - 12h12 - O Estado português está a estudar o reforço dos meios militares empregados em África, após pedido da França, na sequência dos ataques terroristas do grupo extremista Estado Islâmico, em 13 de novembro em Paris, disse esta quarta-feira o ministro da Defesa.
19h22 - Várias pessoas foram feitas reféns em Roubaix, no Norte de França, perto da Bélgica, esta terça-feira. Dois homens tentaram assaltar uma habitação onde estavam quatro pessoas.
18h48 - O Presidente francês, François Hollande, afirmou esta terça-feira, em Washington, que os Estados Unidos e a França decidiram intensificar os ataques aéreos contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque.
18h17 - O Presidente norte-americano, Barack Obama, disse esta terça-feira ao seu homólogo francês, François Hollande, que os Estados Unidos e a França mantêm-se unidos na luta contra o terrorismo.
18h00 - O procurador de Paris afirmou esta terça-feira que Abdelhamid Abaaoud, considerado o "cérebro" dos atentados de Paris, e o homem-bomba do apartamento de Saint-Denis planeavam atacar o centro finaceiro La Défense. O ataque estava previsto para 18 ou 19 de novembro.
17h58 - O kamikaze do apartamento de Saint-Denis ainda não foi identificado. As suas impressões digitais e ADN não permitiram a sua identificação.
17h54 - A Justiça belga emitiu um mandado de captura internacional contra Mohamed Abrini, de 30 anos, identificado na companhia de Salah Abdeslam dois dias antes dos atentados de dia 13 em Paris, anunciou esta terça-feira a procuradoria. Descrito como "perigoso e possivelmente armado", o homem está a ser procurado pelos serviços de segurança belgas e franceses.
A procuradoria anunciou também ter acusado um quinto homem, que não foi identificado, por "assassínios terroristas", elevando para cinco o número de pessoas detidas durante a semana na Bélgica.
17h53 - Salah Abdeslam foi filmado dois dias antes dos atentados terroristas em Paris numa estação de serviço em Ressons, em direção a Paris, na companhia de uma pessoa identificada como Mohamed Abrini (ver foto abaixo). Abrini estava ao volante de um Renault Clio, que terá sido utilizado nos ataques, dois dias depois.
16h44 - A Comissão Parlamentar da Defesa Nacional vai ouvir o ainda ministro do setor, Aguiar-Branco, na quarta-feira sobre os recentes atentados de Paris, operações antiterroristas e seus desenvolvimentos, seguindo-se na próxima semana a audiência às "secretas" lusas.
15h49 - O Governo federal belga decidiu mobilizar 500 agentes policiais suplementares para assegurar a proteção das escolas e do metro de Bruxelas, que reabrirão na quarta-feira, apesar de continuar a vigorar o alerta máximo de ameaça terrorista na capital belga.
Fontes do Ministério do Interior indicaram que 300 agentes serão destacados para as escolas na região de Bruxelas, enquanto os outros 200 garantirão a segurança nas estações de metro, para auxiliar a polícia de Bruxelas, que terá assim o apoio da polícia federal e de agentes policiais de outras regiões do país.
15h31 - Os adeptos do Nápoles estão impedidos de assistir ao jogo da Liga Europa de futebol com o Club Bruges, por decisão do presidente da câmara da cidade, informou esta terça-feira o clube belga no seu sítio oficial na Internet. O presidente da Câmara de Bruges, Renaat Landuyt, tomou a decisão por considerar que não seria possível reunir as condições de segurança necessárias para a receção aos adeptos italianos, na sequência da ameaça terrorista que está ativa na Bélgica. A cidade de Bruges, onde decorrerá na quinta-feira o jogo da quinta jornada do Grupo D da Liga Europa, foi colocada no nível três de alerta de ameaça terrorista (de um máximo de quatro).
12h18 - O sindicato francês dos produtores e gerentes de salas de espetáculos musicais pediu esta terça-feira 50 milhões de euros para fazer ajudar o setor a lidar com as consequências dos atentados de Paris, nomeadamente para gastos com segurança.
11h24 - Decorre uma operação policial perto de Toulouse, França. Carros blindados encontram-se no local. Operação poderá estar relacionada com jihadista francês que deu voz ao vídeo que reivindica ataques em Paris.
07h21 - O primeiro-ministro australiano afirmou esta terça-feira não haver apoio global para uma eventual força terrestre liderada pelos EUA na Síria para destruir o autoproclamado Estado Islâmico, apesar de notar que nunca houve tanta determinação para derrotar os 'jihadistas'. Têm sido crescentes os apelos em Camberra para o envio de tropas para a Síria que combatam a ameaça do Estado islâmico (EI) e de outros grupos extremistas. Contudo, depois de participar numa série de cimeiras recentes, o primeiro-ministro Malcolm Turnbull afirmou, num discurso sobre segurança nacional no parlamento, que não existe vontade para apoiar uma iniciativa do género.
24-11-2015 - terça-feira - 07h18 - O presidente francês, François Hollande, desloca-se esta terça-feira a Washington para uma reunião com o seu homólogo norte-americano, Barack Obama, para a criação de uma coligação contra o grupo extremista Estado Islâmico na Síria e no Iraque. O chefe de Estado de França iniciou na segunda-feira uma maratona de contactos diplomáticos ao receber o primeiro-ministro britânico, David Cameron, junto de quem sublinhou a necessidade de intensificar os bombardeamentos contra o Estado Islâmico, e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. Para quarta-feira, Hollande tem programado um encontro de trabalho com a chanceler alemã, Angela Merkel, e da sua agenda de quinta-feira consta uma reunião com o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, que será recebido em Paris horas antes de o presidente partir para Moscovo, onde estará com o presidente russo, Vladimir Putin. Na sexta-feira, Hollande presidirá, em Paris, a uma homenagem nacional às vítimas dos atentados.
23-11-2015 - segunda-feira - 21h26 - O cinco de explosivos encotrado esta segunda-feira em Montrouge contem os mesmo explosivos utilizados nos ataques em Paris, avança a Associated Press.
21h15 - Quatro caças-bombardeiros Rafale largaram esta segunda-feira do porta-aviões francês Charles de Gaulle para atacar o grupo extremista Estado Islâmico na Síria, anunciou, em comunicado, o Ministério da Defesa de França. "A partir da (...) Jordânia, dois Mirage 2000 da força aérea foram envolvidos na missão. Ao mesmo tempo a partir do porta-aviões, quatro Rafale juntaram-se aos Mirage sobre a Síria", para atacar um local em Raqa, norte da Síria, precisou.
Até agora, o porta-aviões francês apenas tinha estado envolvido em missões no Iraque.
20h15 - O ministro do Interior da Polónia, Mariusz Blaszczak, anunciou esta segunda-feira que o país vai reforçar os controlos das fronteiras exteriores do espaço Schengen (de livre circulação) "para garantir a segurança dos seus cidadãos". "Queremos voltar a ter guardas fronteiriços nos pontos onde a sua presença deixou de existir nos últimos anos", disse o ministro numa entrevista à rádio pública polaca.
19h13 - Especialistas de media compreendem o momento de "exceção" que levou alguns dos principais jornais belgas francófonos a suspender temporariamente a cobertura noticiosa das operações policiais contra o terrorismo, mas manifestam-se
apreensivos quanto ao precedente aberto.
18h51 - A Bélgica acusou esta segunda-feira um novo suspeito de participação nos atentados do passado dia 13 de novembro em Paris, um dia depois de uma vasta operação antiterrorista na região de Bruxelas, divulgou o Ministério Público belga.
"O juiz de instrução especializado em casos de terrorismo colocou sob custódia um homem detido durante as operações de ontem [domingo] à noite. É acusado de participação em atividades de um grupo terrorista e do atentado terrorista" em Paris, indicaram as autoridades belgas num comunicado, acrescentando que as outras 15 pessoas que foram detidas durante a operação de domingo à noite foram libertadas.
18h35- As escolas e o metro vão abrir na quarta-feira, este último de forma progressiva, acrescentou Michel, em conferência de imprensa após uma reunião com o Conselho Nacional de Segurança.
18h13 - O primeiro-ministro da Bélgica Charles Michel anunciou que o alerta de terrorismo se irá manter no nível mais elevado.
18h11 - Um cinto, que poderá ser comparado a um cinto de explosivos, foi esta segunda-feira encontrado em Montrouge, nos arredores de Paris, dez dias depois dos ataques, que provocaram a morte a 130 pessoas, disseram fontes policiais. O objeto foi encontrado "ao final da tarde num caixote de lixo", disseram as mesmas fontes.
Segundo fonte ligada à investigação, Salah Abdeslam, irmão de um bombista suicida e suspeito chave dos ataques de dia 13 de novembro, foi localizado por telefone na noite dos atentados próximo de Montrouge, no município vizinho de Châtillon.
17h05 - A Bélgica vai reforçar as medidas de segurança na final da Taça Davis em ténis, que decorrerá no próximo fim de semana em Gent, devido à ameaça terrorista que mantém o país em alerta.
17h04 - As medidas de segurança vão triplicar para o jogo de terça-feira entre os espanhóis do Barcelona e os italianos da AS Roma, para a Liga dos Campeões de futebol, e as autoridades pedem paciência aos adeptos.
15h43 - O presidente da Federação das Câmaras de Comércio do Iraque considerou esta segunda-feira que a resposta da comunidade internacional ao problema do terrorismo foi tardia e afirmou que o mercado iraquiano oferece oportunidades para as empresas portuguesas.
14h05 - Os crimes de ódio contra muçulmanos aumentaram 300% no Reino Unido na semana que se seguiu aos atentados de 13 de novembro em Paris, segundo dados divulgados esta segunda-feira. Uma "ampla e imensa maioria" dos 115 ataques registados foram contra mulheres e raparigas muçulmanas, entre os 14 e os 45 anos, que se vestiam de acordo com a tradição islâmica, segundo os dados citados pelo diário The Independent a partir de um relatório de um grupo de trabalho interministerial. Os autores dos ataques foram maioritariamente homens brancos entre os 15 e os 35 anos.
13h16 - O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Árabe Portuguesa (CCIAP) afirmou esta segunda-feira que os ataques dos grupos terroristas ferem tanto o mundo islâmico como o mundo ocidental e apelou a um conjugação de esforços para "limitar os estragos". "Quer o mundo islâmico, quer o mundo ocidental foram ambos feridos", comentou Ângelo Correia a propósito dos atentados da última semana em Paris (França), Beirute (Líbano) e Bamako (Mali), à margem do III Fórum Económico Luso-Árabe, que decorre hoje em Lisboa. O responsável do CCIAP salientou que "não há um choque civilizacional", e sim um "um conjunto de acontecimentos" que "são feitos com uma designação islâmica, mas não têm nada a ver com a prática, a teoria, os fundamentos do Islão".
13h14 - A França iniciou na manhã desta segunda-feira missões sobre posições do Daesh na Síria e Iraque a partir do porta-aviões Charles de Gaulle. A notícia está a ser avançada pela agência France Press.
12h42 - A polícia federal belga agradeceu esta segunda-feira o movimento gerado no domingo à noite nas redes sociais, enquanto decorriam operações de combate ao terrorismo em Bruxelas, ao partilhar no Twitter uma imagem de uma tigela cheia de comida para gatos. No domingo à noite, depois de a polícia ter pedido para não serem partilhadas nas redes sociais quaisquer informações que pudessem comprometer as operações em curso em diversos pontos de Bruxelas, muitos bruxelenses responderam com humor, ao "inundar" as redes sociais Twitter e Facebook com fotos de gatos, como forma de "despistar" os suspeitos. Apesar do clima de tensão que se vive na capital belga, que continua pelo terceiro dia consecutivo sob alerta máximo devido a um risco "sério e iminente" de ataques terroristas, a polícia federal belga deu hoje também mostras de sentido de humor, ao publicar no twitter uma foto com uma tigela de comida de gato, acompanhada do agradecimento: "Para os gatos que nos ajudaram ontem à noite... Sirvam-se!".
Stay safe. #BrusselsLockdown pic.twitter.com/Yb3aAF1SlY
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt