Casa centenária onde se produzia arroz recebe turistas na natureza
Junto à cidade de Coimbra é possível descansar e desfrutar da natureza num conceito ‘City & Nature’.
Oryza significa arroz em latim. Um cereal que marca a história e a atividade agrícola dos terrenos de cultivo do Baixo Mondego. Da preservação de uma casa centenária dedicada à produção de arroz nasceu, em setembro do ano passado, perto de Coimbra, o projeto Oryza Guest House & Suites.
Um alojamento que conta com uma arquitetura com detalhes e materiais relevantes, com respeito pelos antepassados históricos do imóvel. Pavimentos, revestimentos e tectos foram preservados e peças de mobiliário da época restauradas.
Expostas estão coleções particulares com vários elementos da atividade agrícola, arquivos, coleções fotográficas e ferramentas de trabalho. A aposta é num conceito ‘City & Nature’, num espaço onde se pode descansar e desfrutar da natureza.
Um regresso ao passado com todas as comodidades do presente. A unidade oferece cinco suites com tipologias diferentes. O pequeno-almoço com produtos caseiros - compotas, sumos biológicos feitos na hora e com fruta da quinta - são alguns dos ‘mimos’.
O espaço exterior é diferenciador e o terreno agrícola está a ser preparado para que os visitantes possam ter um contacto mais genuíno com a natureza. Os preços variam entre os 60 e os 90 euros.
ONDE COMER E O QUE FAZER
Miradouro. Do Convento de Santa Clara-a-Nova o visitante tem uma vista deslumbrante para a cidade e torre da universidade. A igreja vale uma visita.
O Café Santa Cruz, na antiga Igreja de São João de Santa Cruz, é uma das paragens obrigatórias na cidade dos estudantes. Aproveite para conhecer a Baixa.
Restaurante. O ‘Cantinho dos Reis’ é um dos espaços obrigatórios a conhecer em Coimbra. Comida caseira e doses generosas cativam quem visita.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt