Conheça a raça dos novos ‘filhos’ de Goucha
Apresentador de televisão adotou dois cães.
Manuel Luís Goucha e o companheiro Rui Oliveira decidiram acrescentar mais membros à família. O casal adotou dois cães de seis meses, o Tico e o Teco, e não tardou em apresentá-los aos seus seguidores como uma "raça pouco conhecida em Portugal".
Os novos ‘filhotes’ do apresentador de televisão são Ratoneros Bodegueros uma raça "muito popular na Andaluzia e muito usada nas adegas com a mesma função, a de caçar os ratos que se escondem entre pipas" conta o apresentador no blog Cabaret do Goucha.
Os Ratoneros Bodegueros são uma raça espanhola e são também conhecidos como o "Jack Russel espanhol", já que são do mesmo grupo canino, o terrier. Na verdade, foram os britânicos que, nos finais do século XVIII, aquando da "cedência do reino de Espanha ao anglo-saxónico parte do pagamento da Guerra da Sucessão trouxeram os Fox Terrier para o território espanhol e aperfeiçoaram a linhagem" conta ao CM Carlos Mendes, um dos primeiros criadores destes cães em Portugal. "Os Ratoneros perderam o pelo cerdoso, devido ao clima mais ameno e a pelagem é tricolor, sobretudo branco, mas também com cores castanha e preta", acrescenta o criador da margem sul do Tejo.
A raça foi já reconhecida em 2000 pela Real Sociedad Canina de España, contudo, ainda não consta como "oficial" nas associações caninas internacionais por ser considerada uma "cópia" do Fox Terrier e do Jack Russel.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt