Conselheiro catalão adverte no "twitter" para "muitas adversidades"

"O Estado quer intervir na nossa autonomia, mas não nos impedirá", afirma Joaquim Forn.

23 de setembro de 2017 às 16:39
Joaquim Forn, Catalunha, conselheiro de Foto: Reuters
Partilhar

O conselheiro de Segurança do Governo Autónomo da Catalunha, Joaquim Forn, afirmou hoje na sua conta na rede social Twitter que a região deverá "encontrar muitas adversidades".

"Vamos encontrar muitas adversidades. O Estado quer intervir na nossa autonomia, mas não nos impedirá", escreveu o conselheiro catalão, depois de se ter sabido que Ministério do Interior ter assumido a coordenação das forças de segurança na Catalunha para evitar a realização do referendo, que não significa que retire competências aos Mossos d'Esquadra (Polícia Catalã), disseram fontes oficiais.

Pub

A decisão foi solicitada pelo Ministério Público à luz dos acontecimentos desta semana na Região Autónoma da Catalunha, e depois do Ministério do Interior ter comunicado por carta ao conselheiro do respetivo departamento da Generalitat (Governo Autónomo de Barcelona), Joaquin Forn, o envio para a região de unidades da Polícia Nacional e da Guarda Civil para apoiar os Mossos d'Esquadra na manutenção da ordem pública, noticiou a Efe.

Segundo o procurador-chefe do Supremo Tribunal da Catalunha, José María Romero de Tejada, a coordenação dos efetivos da Guarda Civil, Polícia Nacional e Mossos d'Esquadra, foi confiada ao secretário de Estado da Segurança.

Pub

Esta decisão não significa, insistiram as mesmas fontes à Efe, retirar qualquer competência à Polícia autónoma catalã.

Segundo as mesmas fontes a lei orgânica das Forças de Segurança do Estado de 1986 contempla no seu artigo 38.2 a intervenção da Polícia Nacional e da Guarda Civil na manutenção da ordem pública como apoio aos Mossos d'Esquadra.

O Governo de Barcelona agendou um referendo sobre a independência da região para o próximo dia 01 de outubro, o que é contestado pelo Governo central, e foi "suspenso" pelo Tribunal Constitucional de Espanha.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar