Correção de notícia e retratação: Português condenado a 23 anos de prisão por matar em engate gay no Luxemburgo
A notícia foi divulgada de boa-fé, com o único intuito de informar, dada a particularidade de envolver um crime de extrema gravidade praticado por um luxemburguês contra um cidadão português emigrado no Luxemburgo.
No dia 26 de janeiro de 2024 foi publicada no Jornal “Correio da Manhã” uma notícia com o título “23 anos de prisão por matar em engate gay” também transmitida no serviço de programas “CMTV”, nos dias 26 e 27 de janeiro de 2024.
A notícia foi divulgada de boa-fé, com o único intuito de informar, dada a particularidade de envolver um crime de extrema gravidade praticado por um luxemburguês, Sandro K. contra um cidadão português emigrado no Luxemburgo, Marco R., país que acolhe uma das maiores comunidades emigrantes portuguesas na Europa.
Pese embora tenham sido difundidos factos a que o jornalista teve acesso no exercício da sua atividade profissional, as expressões utilizadas – designadamente as que aludem à esfera pessoal do visado - não tiveram qualquer intenção de desmerecer a consideração, bom-nome e honra da vítima Marco António Almeida Ramos, não devendo ser interpretadas como qualquer forma de juízo ou insinuação lesiva acerca da sua honorabilidade ou vida privada, retratando-se, assim, as expressões: “sedução; engate gay e amante” das respetivas notícias.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt