Ex-ministro francês alvo de buscas por alegado envolvimento em crimes financeiros com Epstein

Autoridades judiciais francesas abriram este mês uma investigação por suspeitas de "branqueamento de fraude fiscal agravada".

16 de fevereiro de 2026 às 12:23
Jack Lang, antigo ministro da Cultura e da Educação francês Foto: Luca Bruno/AP
Partilhar

O antigo ministro da Cultura e da Educação francês Jack Lang está esta segunda-feira a ser alvo de buscas num caso relacionado com alegadas ligações financeiras ao criminoso sexual norte-americano Jeffrey Epstein, indicou o Ministério Público de França.

As buscas, segundo o Ministério Público, começaram esta segunda-feira em vários locais, nomeadamente no Instituto do Mundo Árabe (IMA), de que Lang, 86 anos, foi presidente, e de que foi, entretanto, pressionado a apresentar a demissão.

Pub

As autoridades judiciais francesas abriram a 06 deste mês uma investigação por suspeitas de "branqueamento de fraude fiscal agravada", tendo como alvo o antigo ministro socialista, que também tutelou a pasta da Educação, e a sua filha, Caroline Lang, e que já negou as acusações.

As investigações estão confiadas ao Organismo Nacional Antifraude (ONAF) e, até ao momento, não foi deduzida qualquer acusação contra Jack Lang, que abandonou sob pressão a presidência do IMA, instrumento das relações de França com o mundo árabe.

Documentos tornados públicos pela justiça norte-americana mencionam o seu nome 673 vezes em trocas de mensagens com o criminoso sexual Jeffrey Epstein e revelam ligações de interesse entre ambos.

Pub

As buscas decorrem no momento em que Jack Lang se despedia dos funcionários do IMA, numa cerimónia.

"Congratulo-me por a justiça financeira se pôr em marcha", declarou no seu discurso, sem fazer referência explícita às buscas, reportou um jornalista da agência noticiosa France-Presse (AFP) presente no na cerimónia.

Segundo uma investigação publicada a 02 deste mês pelo portal noticioso Mediapart, Caroline Lang fundou, em 2016, com Jeffrey Epstein, uma sociedade 'offshore' domiciliada nas Ilhas Virgens norte-americanas.

Pub

Na sequência destas revelações, Caroline Lang demitiu-se de imediato do cargo de delegada-geral do Sindicato da Produção Independente (SPI).

Antiga figura do Partido Socialista francês, o antigo ministro da Cultura e da Educação, conhecido, nomeadamente, por ter lançado, na década de 1980, o conceito da Festa da Música, entretanto adotado por vários países, assegurou que as acusações de que é alvo são "infundadas".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar