Finlândia dá 200 mil euros para hospital de campanha em Moçambique
Avião fretado e trabalhadores humanitários chegaram a Moçambique no fim de semana.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia doou 200 mil euros para o hospital de campanha que está a ser montado em Moçambique pela Cruz Vermelha daquele país nórdico, anunciou esta quarta-feira o Governo finlandês.
"O avião fretado e os trabalhadores humanitários já chegaram a Moçambique no fim de semana; o hospital de campanha, gerido pela Cruz Vermelha finlandesa e canadiana, opera numa área com aproximadamente 300 mil habitantes", lê-se no comunicado divulgado em Helsínquia esta quarta-feira.
Considerando que "o ciclone Idai, em termos de destruição e impacto, foi o pior alguma vez visto no continente africano", o comunicado do Governo acrescenta que "o plano de ajuda de emergência inclui a preparação para crises súbitas e a decisão de apoiar Moçambique foi tomada em horas depois da receção do pedido de apoio internacional".
O apoio financeiro da Finlândia insere-se na sua participação na Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho.
O anúncio da linha de financiamento surge cerca de três semanas depois de Moçambique ter sido atingido pelo ciclone Idai, que provocou pelo menos 598 mortos e 1.641 feridos, e afetou no total 1,3 milhões de pessoas na região centro, segundo o mais recente balanço das autoridades moçambicanas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt