Holanda com passaporte para os ‘quartos’
A Holanda assegurou a passagem aos quartos-de-final do Euro’2008, ao golear esta sexta-feira a França, por quatro bolas a uma, em jogo da segunda jornada do Grupo C realizado no Estádio Wankdorf, em Berna (Suíça).
A selecção laranja adiantou-se cedo no marcador. Nove minutos depois de o árbitro alemão Herbert Fandel ter apitado para o início do encontro, na sequência de um pontapé de canto do lado direito, Dirk Kuyt cabeceou para o fundo das redes à guarda de Gregory Coupet.
Ainda durante a primeira metade, ambas as selecções dispuseram de boas oportunidades para marcar. Primeiro a Holanda, novamente por intermédio de Kuyt, que aos 20 minutos falhou a pontaria rematando por cima da baliza.
Quinze minutos mais tarde, foi a vez da França desenhar um bela jogada, em contra-ataque, com Van der Sar, em grande forma, a negar o golo a Franck Ribery.
Na segunda parte, a Holanda dilatou a vantagem aos 59 minutos. Arjen Robben conduziu um contra-ataque e cruzou para o interior da área francesa, onde surgiu Robin van Pierse a bater Coupet.
Aos 71 minutos, a França ainda reduzir a desvantagem no marcador, com um golo de Thierry Henry, após cruzamento de Willy Sagnol, mas, logo no minuto seguinte, a Holanda restabeleceu a diferença, por intermédio de Arjen Robben.
Já nos descontos, a Holanda acabaria por chegar ao quarto golo assinado por Wesley Sneijder, humilhando uma selecção francesa, que ficou em maus lençóis, tendo agora de dar o tudo por tudo frente à Itália, igualmente em posição complicada. Mesmo assim, caso a Roménia consiga vencer a Holanda, na terceira jornada do grupo, franceses e italianos vão mais cedo para casa.
Por sua vez, a Holanda, com a vitória desta noite, passou a somar seis pontos e assegurou já o primeiro lugar no Grupo C e a passagem aos quartos-de-final do Euro. Resta agora saber qual será a outra selecção apurada no ‘Grupo da Morte’.
FICHA DO JOGO
Local: Estádio Wankdorf, em Berna
Árbitro: Herbert Fandel (Alemanha)
HOLANDA: Edwin van der Sar, Andre Ooijer, Khalid Boulahrouz, Joris Mathijsen, Giovanni van Bronckhorst, Nigel de Jong, Rafael van der Vaart (Wilfred Bouma, 79m), Orlando Engelaar (Arjen Robben, 46m), Wesley Sneijder, Dirk Kuyt (Robin van Pierse, 55m) e Ruud van Nistelrooy. Treinador: Marco Van Basten.
FRANÇA:
Gregory Coupet, Willy Sagnol, Lilian Thuram, William Gallas, Patrice Evra, Claude Makelele, Jeremy Toulalan, Franck Ribery, Sidney Govou (Nicolas Anelka, 75m), Florent Malouda (Bafetimbi Gomis, 60m) e Thierry Henry. Treinador: Raymond Domenech.
Marcador: 1-0, Dirk Kuyt (09m); 2-0, Robin van Pierse (59m); 2-1, Thierry Henry (71m); 3-1, Arjen Robben (72m); 4-1, Wesley Sneijder (90 2m)
Acção disciplinar: Cartões amarelos - Claude Makelele (32m) e Andre Ooijer (52m)
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt