Casal sofre queimaduras em fogo de Arcos de Valdevez
Câmara acionou Plano Municipal de Emergência.
Um casal de Paradela, lugar já evacuado do Soajo, Arcos de Valdevez, foi transportado pelo INEM, para um hospital, com queimaduras no rosto, disse o vereador da Proteção Civil.
Olegário Gonçalves não soube o grau das queimaduras das vítimas, que foram atingidas quando combatia um incêndio junto à sua casa. Também não referiu a idade. Um outro habitante também teve de ser assistido, por inalação de fumos. Os três foram conduzidos para o Hospital de Ponte de Lima.
O vereador disse, entretanto, que a retirada dos residentes no lugar da Várzea, também no Soajo, "está para já em 'stand by', uma vez que os bombeiros tentam dominar as chamas".
Em causa estão cerca de duas dezenas de habitantes e militares da GNR, que ficaram retidos "porque o fogo tomou conta da estrada de acesso aquele lugar", em plena área do Parque Nacional da Peneda Gerês.
Plano de emergância acionado
A Câmara de Arcos de Valdevez acionou na tarde desta terça-feira o Plano Municipal de Emergência, na sequência dos fogos que lavram na zona do Soajo, informou o vice-presidente da autarquia, Hélder Barros.
O plano foi ativado pelas 16h10.
De acordo com o 2.º comandante de operações de socorro de Viana do Castelo, Robalo Simões, o incêndio tinha, pelas 18h50, duas frentes ativas, e obrigou à evacuação do lugar de Paradela.
Foram retiradas "14 a 16 pessoas", conduzidas para o Centro de Dia do Soajo, mas entretanto algumas delas já puderam regressar a casa.
Ainda segundo Robalo Simões, a maioria dos habitantes daquele lugar recusou abandonar o local.
A Proteção Civil chegou também a equacionar a hipótese de evacuar o lugar de Várzea, mas tal ainda não aconteceu. A situação está a ser acompanhada para avaliar o evoluir das chamas.
O incêndio deflagrou pelas 09h00 e chegou a ser dado como dominado, mas, como sublinhou Robalo Simões, reacendeu "com grande potência" ao início da tarde.
No local está uma retroescavadora a abrir uma estrada até ao lugar de Adrão, "para tentar chegar à cabeça do fogo".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt