Fogos na Madeira estarão controlados esta noite

Comandante da Proteção Civil crê que fogos no Continente serão dominados no sábado.

12 de agosto de 2016 às 21:48
fogos, incêndio, madeira, calheta Foto: Patríca de Melo Moreira/Getty Images
Partilhar

O comandante operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil manifestou a convicção de que a situação dos incêndios da Madeira poderá estar "completamente controlada" ainda durante a noite desta sexta-feira.

"É espetável que no final do dia de hoje a situação se encontre completamente controlada", uma vez que "os trabalhos estão a decorrer favoravelmente", afirmou o comandante José Manuel Moura, durante uma conferência de imprensa realizada ao início da noite em Carnaxide, Lisboa.

Pub

Segundo o mesmo responsável, o dia de sexta-feira na Ilha da Madeira, mas também em Portugal Continental, foi "muito positivo", uma melhoria que fez questão de atribuir às equipas que estão a trabalhar no terreno "em condições meteorológicas extremamente adversas".

A Proteção Civil registou 260 ocorrências em Portugal continental, que obrigaram à mobilização de 4.600 homens, 1.200 meios de apoio e 87 missões com meios aéreos.

Foi ainda preciso mobilizar 31 grupos de reforço, que foram enviados para o norte do país.

Pub

Grandes fogos do continente dominados no sábado

Os cinco grandes incêndios que ainda estão ativos deverão "ficar resolvidos" até à manhã de sábado, mas o estado de 'Alerta Laranja' mantém-se até 15 de agosto, anunciou também o comandante operacional nacional da Proteção Civil.

"Até ao próximo dia 15 de agosto, o estado de prontidão vai manter-se ao nível em que está", anunciou hoje o comandante da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), José Manuel Moura, explicando que é nessa altura que, segundo as previsões, as condições meteorológicas "vão dar algumas tréguas".

Pub

Assim, o país vai continuar em 'Alerta Laranja', o segundo mais grave de uma escala de quatro, mas José Manuel Moura acredita que nas próximas horas a situação deverá melhorar, havendo nesta noite cinco incêndios ativos que preocupam a ANPC.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar