Indivíduo detido com 46 cartões clonados
A Polícia Judiciária (PJ) de Coimbra deteve um homem com 46 cartões multibanco clonados, suspeito de pertencer a uma associação criminosa internacional sediada em Espanha, tendo-lhe sido aplicada a medida de coacção de prisão preventiva após primeiro interrogatório judicial.
Segundo o sub-director da PJ de Coimbra, Almeida Rodrigues, a detenção ocorreu "na sequência de uma investigação com a Direcção Criminal de Combate à Corrupção e Criminalidade Económico-Financeira, que teve início na altura em que começaram a aparecer os primeiros casos de clonagem de cartões".
O jovem de 26 anos detido pela presumível prática de crimes de burla informática, referente à "clonagem" de cartões de crédito e de débito "actuava, no sábado, em Santarém, Coimbra e Viseu, suspeitando-se que estejam envolvidos pelo menos três indivíduos. Foram apreendidos 46 cartões contrafeitos e 2050 euros resultantes de levantamentos fraudulentos, "todos efectuados no sábado".
Almeida Rodrigues considera ter "apanhado uma ponta do iceberg". O sub-director da PJ de Coimbra explicou que estes indivíduos actuam em duas fases: "Na primeira, recolhem os dados para fazerem a cópia dos cartões. Numa segunda, procedem ao levantamento do dinheiro".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt