BES: Passos responde, Cavaco não

Parlamento chumba perguntas para o Presidente da República.

04 de fevereiro de 2015 às 17:03
Aníbal Cavaco Silva, presidente da república Foto: Inácio Rosa/Lusa
Partilhar

O PSD e o CDS, partidos que apoiam o Governo, chumbaram esta quarta-feira no parlamento os requerimentos da oposição, PS, PCP e BE, que pediam o envio de perguntas para o Presidente da República, Cavaco Silva, sobre o caso BES.

Este desfecho já era esperado, face ao posicionamento público tomado pelos vários partidos nos últimos dias, tendo sido feita a votação no arranque dos trabalhos da comissão de inquérito parlamentar à gestão do BES/GES.

Pub

Já o envio de questões para o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, gerou consenso entre os diferentes grupos parlamentares e recebeu 'luz verde'.

Oposição queria explicação presidencial

Pub

Nos requerimentos apresentados, os partidos da oposição reclamavam que Cavaco Silva prestasse esclarecimentos por escrito sobre reuniões tidas com o ex-líder histórico do BES Ricardo Salgado em 2014.

O antigo presidente executivo do BES Ricardo Salgado reuniu-se duas vezes em 2014 com o Presidente da República tendo alertado Cavaco Silva sobre os "riscos sistémicos" envolvendo o GES e o BES, disse o ex-banqueiro em carta endereçada à comissão parlamentar de inquérito.

Na missiva, conhecida na quinta-feira, Ricardo Salgado diz que se reuniu com Cavaco Silva numa primeira fase a 31 de março, ao passo que a 7 de abril encontrou-se com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. No dia seguinte o ex-banqueiro esteve com a ministra das Finanças, e a 22 de abril deu-se uma reunião com o agora ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

Pub

Salgado teve duas reuniões com Cavaco

No segundo leque de reuniões, em maio, Ricardo Salgado esteve reunido com o ex-secretário de Estado e atual comissário europeu Carlos Moedas no dia 2, com o Presidente da República a 6, com a ministra das Finanças e o primeiro-ministro a 14, e com o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, no dia 20.

Também em maio deu-se outra reunião com Durão Barroso que Ricardo Salgado não consegue precisar a data. As diligências, diz o ex-banqueiro na carta enviada ao parlamento, "visavam, entre outros objetivos, informar as entidades competentes sobre as preocupações do GES e, reitere-se, do próprio BES".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar