Irão lança sério aviso a Israel
O Irão avisou este domingo que responderá de forma “destruidora” a um eventual ataque israelita contra as suas infra-estruturas nucleares, reagindo assim a afirmações proferidas pelo vice-ministro da Defesa de Israel, que colocou a hipótese de uma acção militar para travar as pretensões nucleares de Teerão.
Em declarações à rádio pública israelita, o vice-ministro da Defesa de Israel, Efraim Sneh, afirmou que a opção militar contra o Irão para impedir que este país se abasteça de armas nucleares deve ser encarada como último recurso, uma vez que as consequências seriam graves.
Efraim Sneh sublinhou que o primeiro-ministro israelita "durante a sua visita aos EUA vai desenvolver esforços para que a comunidade internacional faça o que tem a fazer relativamente ao Irão".
As declarações do vice-ministro da Defesa israelita foram proferidas horas depois de ser conhecido o conteúdo de uma entrevista de Ehud Olmert à revista ‘Newsweek’, na qual o primeiro-ministro israelita afirmou que o presidente iraniano "é um homem perigoso que tem de ser travado antes de concretizar a construção da bomba atómica".
Olmert referiu ainda que Israel é favorável a qualquer compromisso que impeça o Irão de “ultrapassar o limite tecnológico” que permita o fabrico de armas nucleares.
Em reacção às declarações israelitas, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Ali Hoseeini, afirmou que “Israel não tem meios nem capacidade para ousar ameaçar o Irão, porque a sua situação interna e de segurança é frágil”, acrescentando que “se fizer tal estupidez” a República Islâmica responderá de imediato.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt