IRAQUIANOS ABATEM AVIÃO E HELICÓPTERO
As forças aliadas sofreram hoje duas importantes baixas no Iraque. As tropas de Saddam Hussein abateram um caça-bombardeiro FA-18 Hornet e um helicóptero Blackhawk UH-60A. Estes dois incidentes com aparelhos norte-americanos causaram sete mortos, quatro feridos e um desaparecido.
De acordo com um responsável do Pentágono, o helicóptero Blackhawk UH-60A, um aparelho utilizado no transporte de tropas, foi abatido perto da cidade de Kerbala, a Sul de Bagdad, após ter sido alvejado por tiros disparados por armas ligeiras.
Em resultado da queda deste helicóptero, que participava em combates com as forças inimigas, perderam a vida sete militares e outros quatro ficaram feridos, sendo que estes já foram resgatados por tropas norte-americanas na região, segundo confirmou o Pentágono.
Este incidente verificou-se durante uma fase de violentos confrontos entre unidades da III Divisão de Infantaria dos EUA com divisões da Guarda Republicana de Saddam Hussein, durante a ofensiva aliada para chegar à capital iraquiana.
Pouco depois da queda do Blackhawk UH-60A, um míssil terra-ar iraquiano derrubou um caça-bombardeiro FA-18 Hornet da marinha norte-americana quando cumpria uma missão de combate no Sul do Iraque, desconhecendo-se o que aconteceu ao piloto.
Foi a primeira vez que os EUA perderam um avião abatido durante uma missão de combate sobre o Iraque. Segundo indicou o Comando Central norte-americano em Doha, no Qatar, o aparelho havia descolado do porta-aviões USS Kitty Hawk.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt