Lisboa terá novo hospital em cinco anos

O ministro da Saúde anunciou esta quarta-feira que o concurso do futuro Hospital de Todos os Santos, na zona oriental de Lisboa, será lançado no primeiro trimestre de 2008. A obra, orçada em 200 milhões de euros, deverá estar concluída no prazo de cinco anos.

26 de dezembro de 2007 às 17:30
Partilhar

O anúncio foi feito durante uma cerimónia de apresentação do projecto do novo hospital, na qual foi assinado um protocolo de cedência de terrenos no Parque Bela Vista entre a Câmara Municipal de Lisboa e o Ministério da Saúde.

Correia de Campos explicou que o novo centro hospitalar “servirá primariamente a população da sua área geográfica de atracção dentro da cidade de Lisboa e concelho de Loures, secundariamente a região de Lisboa e terciariamente servirá outras regiões de fora de Lisboa e Vale do Tejo”.

Pub

O novo equipamento “terá tudo aquilo que tem um hospital terciário, inclusivé unidade de grandes queimados”, garantiu o ministro, acrescentando que se trata de “uma agregação física de uma unidade que sempre existiu no tempo dos hospitais civis de Lisboa”.

O Hospital de Todos os Santos substituirá os Hospitais de S. José, Capuchos, Desterro, Santa Marta e Estefânia e de verá prestar assitência de meio milhão de utentes.

Para António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, o novo hospital “vai conduzir à libertação de espaços actualmente ocupados por outros centros hospitalares. São propriedade do Estado, mas é necessário que trabalhemos em conjunto para que tal dê rentabilização ao Estado, ajudando simultaneamente na requalificação da cidade de Lisboa”.

Pub

A zona da Bela Vista deverá ainda acolher o futuro Instituto Português de Oncologia, cujas negociações estão ainda em curso entre o Ministério da Saúde e a Câmara de Lisboa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar