LONDRES E PARIS NEGOCEIAM CAMPO DE REFUGIADOS
Os ministros do Interior da França e do Reino Unido estabeleceram uma agenda de negociações, com duas reuniões, para tentar resolver a polémica criada pela existência de um campo de refugiados junto à entrada francesa do Túnel da Mancha.
O Campo de Sangatte tem constituído um incómodo cada vez maior nas relações entre os dois países. Centenas de refugiados do Campo de Sangatte já atravessaram clansdestinamente o Túnel da Mancha para procurar asilo no Reino Unido. As tentativas de intrusão no túnel são constantes e resultam em grandes prejuízos para o operador. Londres acusa Paris de manter o problema ao não afastar o campo de refugiados do túnel. Paris acusa Londres de aliciar os refugiados ao facilitar o asilo no país.
O novo ministra francês do Interior, Nicolas Sarkozy, reuniu-se brevemente com o seu homólogo britânico, David Blunkett, à margem de um encontro comunitário no Luxemburgo, e, depois, anunciou um calendário de negociações bilaterais sobre esta questão. Os dois ministros reúnem-se em Londres a 25 de Junho e em Paris a 12 de Julho.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt