Ministério da Saúde suspende negociações com enfermeiros

Greve regional dos enfermeiros levou ministério a tomar esta decisão.

11 de agosto de 2015 às 14:36
Ministério da Saúde, enfermeiros, greve Foto: Sérgio Lemos
Partilhar

O Ministério da Saúde suspendeu "as negociações que se encontravam em curso" com os enfermeiros, face à greve que considera "sem qualquer consequência prática" que estes profissionais estão hoje a realizar em Lisboa e Vale do Tejo.

 

Pub

"Esta paralisação, no presente momento, causa estranheza sobretudo porque estava em curso um processo negocial com vista à decisão de um conjunto de matérias que o SEP vinha solicitando há muito - nomeadamente a harmonização das remunerações dos enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho (CIT) que se encontravam abaixo do valor de entrada em contrato de trabalho em funções públicas, isto é abaixo de 1.200", prossegue o documento.

Segundo este ministério, as negociações em curso visam a regulamentação de matérias relativas aos enfermeiros com CIT, nomeadamente a avaliação de desempenho, a tramitação de procedimento de concurso, a harmonização remuneratória dos enfermeiros com CIT e a organização e tempo de trabalho.

Pub

"O Ministério da Saúde também estranha esta greve, pois ao longo das reuniões de trabalho realizadas não foram evidenciadas discordâncias insanáveis que comprometessem um acordo final".

Face ao "rompimento das negociações por parte da Comissão Negociadora dos Sindicatos dos Enfermeiros (CNESE) e mediante a realização de uma greve sem qualquer consequência prática", o Ministério da Saúde decidiu proceder "à suspensão das negociações que se encontravam em curso".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar