Nissan deteta novos problemas e chama 150 mil viaturas à oficina

No final de setembro, a marca adotou medidas para melhorar o processo de inspeção nas suas fábricas.

07 de dezembro de 2018 às 09:15
Nissan Foto: Getty Images
Nissan Foto: Getty Images
Nissan suprime 500 postos de trabalho Foto: d.r.
Nissan, Suzuki e Daihatsu retiram veículos do mercado Foto: Agência

1/4

Partilhar

A Nissan, atingida nos últimos meses por um escândalo relacionado com a inspeção dos seus veículos no Japão, anunciou esta sexta-feira ter descoberto novos problemas que obrigam a chamar cerca de 150 mil viaturas à oficina.

Esta é mais uma má notícia para o fabricante nipónico, que está a passar por uma fase difícil, com a prisão, em 19 de novembro, de Carlos Ghosn, demitido da presidência do conselho de administração por suspeita de falsificação de informação financeira.

Pub

Ghosn é suspeito de não ter declarado rendimentos no valor de cerca de 38 milhões de euros (cinco milhões de ienes), que terá recebido entre 2011 e 2014.

Segundo a agência nipónica Kyodo, o ex-presidente da Nissan Motor terá também utilizado fundos da empresa japonesa para cobrir perdas de investimentos pessoais no valor de cerca de 13,2 milhões de euros.

Pub

No final de setembro, a Nissan adotou medidas para melhorar o processo de inspeção nas suas fábricas, admitindo graves deficiências.

Na altura, a empresa anunciou um investimento de "170 a 180 biliões de ienes nos próximos seis anos" (mais de 1,3 biliões de euros) nas medidas a aplicar.

No outono de 2017, a Nissan foi forçada a suspender temporariamente a produção no Japão e a chamar à oficina mais de um milhão de veículos devido a irregularidades na inspeção final dos seus carros.

Pub

Já este ano, no verão, a empresa deu conta da falsificação de valores nos testes para medir o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar